Aleam realiza Cessão de tempo para pesquisadores da Ufam apresentarem Mapa Interativo

Proposta pelo deputado Felipe Souza (Patriota), aconteceu na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Cessão de Tempo destinada à equipe da professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e doutora em Ciências da Comunicação, Cláudia Monteiro, para apresentação da primeira patente comercial da universidade, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O Mapa tátil “Pé-Yara” tem informações históricas e geográficas de todos os municípios do Amazonas, e é destinado a estudantes do Ensino Fundamental e Médio com deficiência visual.

O projeto do mapa interativo ganhou o Prêmio Samuel Benchimol em 2014 e recentemente, em 2021, recebeu recentemente o Prêmio de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

“Desenvolvido com materiais da flora amazônica, o mapa Pé-Yara apresenta o conhecimento de forma lúdica aos estudantes. Desenvolvido desde 2012, ele possibilita um novo olhar sobre os 62 municípios. O mapa pode e deve ser utilizado por todos, uma vez que a inclusão prevê o acesso para todos, sem discriminação”, explicou a professora.

Embora o mapa esteja voltado apenas ao Amazonas, a professora informou que, no futuro, a intenção é expandi-lo a outras regiões. “A pesquisa foi centrada no contexto amazônico, onde os estudantes terão oportunidade de conhecer mais sobre os aspectos políticos, econômicos, históricos, turísticos e sociais de cada município amazonense, apenas utilizando QR Code do celular apontando para o mapa”, acrescentou.

Cláudia Monteiro solicitou que os parlamentares estaduais disponibilizem o valor de R$ 100 mil cada um, por meio de emendas impositivas, para construção do mapa na Assembleia Legislativa e na Ufam. “Nossa intenção é agregar as novas tecnologias que por ventura forem surgindo às novas versões do mapa Pé-Yara, bem como novas informações serão agregadas no decorrer do tempo”, finalizou.

[15:39, 31/05/2022] Chris Reis: Pauta de Tramitação da Aleam tem projetos voltados às mulheres e remissão de dívidas com a Afeam

Entre os Projetos de Lei que estão em primeiro dia de tramitação, na pauta ordinária da Assembleia Legislativa do Garantido (Aleam) desta terça-feira (31), estão projetos voltados para as mulheres e também para remissão de dívidas e financiamentos junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

O Projeto de Resolução Legislativa nº 57/2022, do deputado Tony Medeiros (PL) altera a Resolução Legislativa nº 735, de 19 de dezembro de 2019 que veda a nomeação, para todos os cargos em comissão de livre nomeação e exoneração, de pessoas que tiverem sido condenadas nas condições previstas na Lei Maria da Penha.

O projeto abrange pessoas que tiverem sido condenadas por decisão judicial transitada em julgado, desde a condenação até o decurso do prazo de doze anos após o cumprimento da pena, por crimes previstos na lei nº 11.340/ 2006 (Maria da Penha) e também crimes sexuais contra vulneráveis, como estupro de vulnerável, corrupção de menores, satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente, favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável, divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia e outros crimes de natureza sexual contra crianças e adolescentes.

Uma Mensagem Governamental originou o Projeto de Lei nº 258/2022, sobre a instituição do Programa de Incentivo à Prática de Futebol Feminino, no âmbito do Estado do Amazonas. Segundo o texto da Mensagem nº 37/2022, a programa deve englobar futebol de campo, futebol de salão, futebol “society” e futebol de areia, consiste na promoção de torneios, campeonatos e eventos, bem como na destinação de espaços voltados à prática de futebol feminino, e será desenvolvido nas escolas da rede estadual de ensino, nos equipamentos esportivos da Administração Direta e Indireta, nos parques e próprios estaduais.

Por sua vez, reconhecendo a dificuldade dos produtores rurais, micro e pequenos empresários e profissionais autônomos de baixa renda, o Governo do Amazonas enviou a Mensagem nº 38/2022, que tramita sob o Projeto de Lei nº 259/2022, sobre a concessão de remissão e renegociação de dívidas de operações de financiamentos realizadas pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A (Afeam), no âmbito do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES).

A concessão dos benefícios ficará limitada aos municípios que tiveram reconhecidas a calamidade pública ou estado de emergência, pela Defesa Civil do Estado do Amazonas ou Secretaria Nacional da Defesa Civil, em decorrência dos efeitos da excepcional enchente de 2022.