Com o encerramento do primeiro semestre de 2020, a Gerência de Assistência às Comissões Técnicas (GACT) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) divulgou relatório das atividades legislativas no período de 5 de fevereiro a 16 de julho. O objetivo do relatório, segundo a gerente da GACT, Marlias Teotônio, é dar visibilidade e transparência às atividades desenvolvidas pelo Parlamento Estadual.
Os dados compilados se referem a diversos itens, com destaque para o número de Reuniões Plenárias e pronunciamentos realizados pelos 24 deputados que compõem a 19ª Legislatura.
Segundo o relatório, no primeiro semestre de 2020, aconteceram 64 reuniões ordinárias. Lembrando que, em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, e com o objetivo de prevenir infecções e propagação do vírus, as reuniões presenciais foram suspensas a partir do dia 19 de março. Até o dia 18 de março, foram realizadas 14 reuniões de maneira presencial, depois, as reuniões passaram a ser realizadas de maneira remota, pela internet, totalizando 44 encontros. No dia 7 de julho, a partir de Ato da Mesa Diretora nº 11, as reuniões no Plenário Ruy Araújo foram retomadas de maneira híbrida, com deputados presentes e outros participando ainda via videoconferência, e neste sistema aconteceram sete reuniões.
Dentre as 64 reuniões parlamentares realizadas, estão incluídas uma reunião solene, uma reunião extraordinária, nove reuniões especiais e três audiências públicas.
O relatório da GACT indica ainda que os deputados estaduais realizaram 1.564 pronunciamentos durantes as reuniões plenárias. Segundo os registros da Gerência de Discurso, consultada para a confecção do relatório, os pronunciamentos tiveram a seguinte distribuição por mês: fevereiro, 156 discursos; março, 262; abril, 394; maio, 392; junho, 223; julho, 137 pronunciamentos.