Na Gerência de Política sobre Álcool e outras Drogas (GPAD), ligada à Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), 300 pessoas buscaram ajuda para vícios até setembro de 2024.
Serviços Oferecidos pela GPAD
O atendimento inicia-se com uma triagem e escuta qualificada, permitindo que os atendidos relatem suas experiências. “Nem sempre o caso requer internação.
Os vícios mais comuns entre os atendidos são o crack e a maconha. Além do apoio psicológico, a GPAD também garante direitos de cidadania, como acesso à documentação, serviços de saúde e oportunidades de emprego e educação. “O objetivo é ajudar as pessoas a reintegrar-se na sociedade após o tratamento”, complementa a gerente.
Atendimentos na Capital e Interior
A GPAD não se limita aos atendimentos no shopping. Ela também desenvolve estratégias e programas voltados para a Política Nacional sobre Drogas, alcançando 1.232 pessoas em Manaus e 400 no interior do estado até setembro. Flávia enfatiza que a falta de informação é uma barreira para muitas pessoas que precisam de ajuda. Ao divulgar o trabalho, mais pessoas conhecem as opções de tratamento disponíveis.
“Essas ações permitem que as pessoas vejam que existem caminhos para melhorar a qualidade de vida, reintegrar-se no mercado de trabalho e ter uma vida familiar saudável”, afirma Flávia.
Acompanhamento do Tratamento
NQuando um atendimento específico não está disponível na Sejusc, a equipe busca parcerias com instituições de saúde. Essa abordagem integrada garante que cada indivíduo receba o suporte necessário para superar seus desafios.
Acompanhamento do Tratamento
Na GPAD, todos os atendimentos são monitorados para garantir a eficácia dos serviços prestados. Quando um atendimento específico não está disponível na Sejusc, a equipe busca parcerias com instituições de saúde. Essa abordagem integrada garante que cada indivíduo receba o suporte necessário para superar seus desafios.