Agendão Cultural está repleto de eventos nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas

Uma programação especial aguarda pelo público neste fim de semana. A agenda também reúne projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo

Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

De sexta a domingo (16 a 18/08), uma programação especial repleta de arte e cultura ocupará os espaços culturais mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A programação também reúne projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo. A agenda inclui: a comemoração de 22 anos do Museu do Seringal, feira criativa, exibição cinematográfica em homenagem ao grande dramaturgo Márcio Souza, seminário de carnaval 2025, recital de piano, espetáculo que retrata uma comédia contemporânea baseada em um clássico e uma série de concertos que prometem uma imersão completa na cultura popular e no universo oriental.

Para celebrar seus 22 anos de história, o Museu do Seringal Vila Paraíso preparou uma programação especial para receber o público nesta sexta-feira (16/08). Das 9h às 15h, os visitantes poderão desfrutar de uma experiência incrível através de um mergulho histórico no período áureo da borracha. O objetivo é mostrar para toda a sociedade a importância do Museu e todo seu contexto histórico que reverberou o mundo. Neste dia, o museu do seringal estará com entrada gratuita a todos os visitantes.

O Centro Cultural Palácio da Justiça recebe nesta sexta-feira (16/08), às 18h30, a 5º edição do recital “Esse Tal de Piano”. O Recital de piano é um evento realizado pelo Recanto do Piano, no qual os alunos da professora Edine Hsu, na faixa etária dos 6 aos 18 anos, irão apresentar um repertório diversificado de músicas eruditas e populares.

O recital desempenha um papel fundamental na formação e no desenvolvimento dos músicos. Ele permite que os músicos aprimorem suas habilidades técnicas e interpretativas, além de proporcionar uma experiência única de compartilhar sua arte com o público. Com classificação livre e entrada gratuita.

O palco do Teatro Amazonas recebe nesta sexta-feira (16/08), às 20h, e no domingo (18/08), às 11h, o concerto “Oriente”. Seguindo a programação de 10 anos da Série Encontro das Águas, a Amazonas Filarmônica juntamente com o Coral do Amazonas e a Casa Geek 42 apresentam o espetáculo.

“Oriente” leva a uma imersão completa no fantástico mundo oriental, com um repertório que inclui as suítes “Ghibli”, “O Tigre e o Dragão”, “K-pop”, “A Grande Marcha dos Turcos”, “RRR (Revolta, Rebelião, Revolução)”, “Dragon Ball Z” e “Pokémon”.

O concerto terá os solistas Suemi Hashimoto e Allan Praia e, nos arranjos, Guilherme Mannis, além do regente da noite, Marcelo de Jesus, O evento tem classificação livre, os ingressos podem ser adquiridos através do site www.shopingressos.com.br

Ainda nesta sexta-feira (16/08), às 20h, o Teatro Américo Alvarez recebe o espetáculo “A Doente Hereditária”. O enredo retrata uma comédia em três atos escrita por Dimas Mendonça e dirigida por Mariellen Kuma, que traz uma releitura ousada e contemporânea da peça clássica “O Doente Imaginário”, de Molière. O espetáculo foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A narrativa gira em torno da personagem Mimi Feitosa, uma herdeira branca de muitos imóveis e prestígio, que apesar de sua vida aparentemente perfeita, acredita estar gravemente doente. Esta adaptação se destaca por sua abordagem inovadora, que combina humor, paródia e sarcasmo para abordar temas universais de forma leve e divertida.

Além disso, a montagem é marcada pela presença de um elenco composto 100% por pessoas trans, proporcionando uma nova perspectiva estética e técnica ao teatro brasileiro. Com classificação indicativa de 18 anos, a entrada é franca.

Sábado e domingo

Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Palacete Provincial recebe neste sábado (17/08), das 10h às 17h, mais uma edição da Feira Criativa Tupissai. Na edição de agosto, a Tupissai apresenta uma parceria especial com o projeto CineClube Oscar Ramos, oferecendo sessões de cinema gratuitas durante todo o dia. Além disso, haverá um pocket show do artista regional Victor Matrinxã, vocalista da banda Los Matrinxãs. Além de diversos estandes com novidades em brechó, arte, artesanato, papelaria, alimentação e muito mais. A entrada para visitantes é gratuita.

No sábado (17/08), o Cineclube de Arte, prestará homenagem a um dos maiores nomes da cultura amazônica: Márcio Gonçalves Bentes de Souza. A partir das 18h30, será exibido o documentário “Se Não Me Engano, Márcio Souza”, dirigido pelo cineasta e artista plástico Sergio Cardoso. A sessão que marca um momento de saudação ao legado e memória do artista é gratuita e tem classificação indicativa livre.

O documentário de Sergio Cardoso, com duração de 94 minutos, é uma homenagem ao legado de Márcio Souza. Lançado em 2021, o filme captura a essência do intelectual e artista que, ao longo de décadas, desafiou narrativas dominantes e deu voz à Amazônia através de suas múltiplas facetas culturais. A obra é uma oportunidade única para o público revisitar a vida e o impacto de Souza, desde seus primeiros passos como crítico de cinema até suas incursões na literatura, dramaturgia e cinema.

O Teatro da Instalação recebe neste sábado (17/08), às 19h, uma produção inédita de “Café Paris”, pela Cia BelaArte do Amazonas. Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A história trata de uma linda jovem parisiense chamada Helene, que fugindo da guerra é iludida para o convite a vim dançar e viver no Brasil, especificamente na floresta amazônica, em Manaós, terra dos Barés, sede do suntuoso Teatro Amazonas, do grande épico da borracha. Além de um repertório de músicas brasileiras cantadas ao vivo.

Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Neste sábado (17/08), às 20h, e domingo (18/08), às 19h. O Teatro Amazonas recebe o concerto “Star Wars: A Saga Completa” com o Coral do Amazonas juntamente com a Amazonas Filarmônica e Grupo Vocal dos Corpos Artísticos. O repertório apresenta a saga completa com trecho das três trilogias do filme, exibindo na ordem cronológica dos acontecimentos, os episódios: 04,05,06 / 01,02,03 / 07,08,09.

A programação integra a “Série Encontro das Águas 2024”. Com direção musical e regência dos maestros Marcelo de Jesus e Otávio Simões. O evento tem classificação livre, os ingressos podem ser adquiridos através do site www.shopingressos.com.br

Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Neste domingo (18/08), às 09h, a Frente Unida da Capoeira Tradicional no Amazonas apresenta a “Roda de Capoeira Angola” em homenagem ao dia dos pais. O evento acontece na Calçada da Igreja da Matriz, próximo ao Relógio Municipal. É um evento tradicional onde será realizada uma visita guiada no Centro, depois Aula de Capoeira Regional, e após a aula uma Roda de Apresentação para entrega de cordas dos alunos iniciantes e graduados, e o reconhecimento de dois Contramestres.

O evento também é uma Contrapartida da Lei Paulo Gustavo, com o Projeto: A Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro como meio de preservação, resistência e salvaguarda da Capoeira no Amazonas.

Endereços:

Teatro Amazonas – (Largo de São Sebastião – Centro);

Cineteatro Guarany – Vila Ninita, avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro);

Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro;

Museu do Seringal – Igarapé São João – Afluente do igarapé do Tarumã-Mirim;

Palácio da Justiça – Avenida Eduardo Ribeiro, Centro;

Teatro Américo Alvarez – Rua Ramos Ferreira, 1512, Centro;

Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro.

Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa