Agência de espionagem alemã investigará partido de extrema direita AfD

BERLIN – A agência alemã de inteligência interna (BfV) irá investigar o partido anti-imigração Alternativa para a Alemanha( AfD), para determinar em que medida o grupo tem motivações extremistas de direita, noticiou nesta terça feira o jornal alemão Der Tagespiegel.

Segundo o jornal, a agência de espionagem interna BfV classificou a AfD como “um caso a se investigar”. O documento destacava que isso, no entanto, não correspondia a uma vigilância integral sobre o partido.

Desde 2017, o partido é a maior força de oposição no Parlamento alemão.

A Constituição alemã contém rígidas restrições contra o extremismo, possibilitando o monitoramento e até mesmo a proibição de partidos de extrema esquerda ou de extrema direita.

O Tagespiegel disse que a agência examinaria declarações públicas feitas por membros da AfD, assim como ligações entre o partido e o Movimento Identitário, de extrema direita, que diz que quer preservar a identidade da Europa e está sendo monitorado pela BfV.

“Quem discrimina as pessoas com base em suas origens é racista e nacionalista. Setores da AfD são um caso para o escritório de inteligência doméstica”, twittou a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, aludindo ao relatório.

“Mas observá-los não resolverá os problemas. Acima de tudo, precisamos lidar objetivamente e politicamente com a AfD.”

O estado alemão da Turíngia disse em setembro que examinaria se o grupo regional da AfD perseguia objetivos inconstitucionais. Isso aconteceu após os comentários de Bjoern Hoecke, um líder estadual da AfD, no qual ele condenou o principal memorial da Alemanha às vítimas do Holocausto como um “monumento da vergonha”.

Na época, os estados da Baixa Saxônia e Bremen também disseram que seus próprios serviços de segurança encarregados do policiamento de atividades inconstitucionais puseram os setores regionais da Alternativa Jovem, a ala jovem da AfD, sob vigilância por suspeita de vínculos com extremistas.

Fonte: O Globo