As equipes técnicas da área de Saneamento Básico da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), órgão vinculado à Prefeitura de Manaus, estão realizando um mapeamento de todos os mais de 200 poços tubulares que integram o conjunto de bens do Sistema Público de Abastecimento de Água da cidade de Manaus.
As informações vão compor a base de dados do cadastro do Geoprocessamento, o qual visa oferecer uma informação mais atualizada sobre a localização geográfica e a real situação em que se encontra cada poço.
“Iniciativas como essas reforçam as ações da Prefeitura de Manaus no âmbito do Saneamento Básico e promovem a integração de informações necessárias aos investimentos que a concessionária Águas de Manaus terá de promover, visando o fortalecimento dos sistemas isolados de abastecimento de água tratada para localidades mais distantes, atendendo a um dos importantes compromissos da gestão do prefeito David Almeida”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.
O trabalho vem sendo realizado pela Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Ageman e contribuirá efetivamente na regulação e fiscalização das atividades relacionadas ao abastecimento de água. O levantamento reúne fotografias atualizadas e as coordenadas de localização dos bens. Drones também estão sendo utilizados para a captação das imagens de lugares com difícil acesso.
“As equipes de rua estão tomando todos os cuidados necessários quanto à prevenção do novo coronavírus, e, quando necessário, usamos o drone para fazer esse levantamento, que abrangerá todos os bens da concessão dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário como as estações de tratamento de esgoto e elevatórias. A partir desses dados, conseguiremos identificar as condições de operação”, destacou a diretora técnica da Ageman, engenheira Suzy Tavares.
Texto – Tereza Teófilo / Ageman
Fotos – Divulgação / Ageman