O deputado Adjuto Afonso (PDT) encaminhou ao Governo do Estado Indicativo solicitando anistia de dívidas de produtores e de cooperativas que beneficiam produtos agroextrativistas, junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), e que buscam crédito rural no programa Plano Safra 2021, executado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). O parlamentar também pediu a retirada de protestos junto aos órgãos e proteção ao crédito para que esses profissionais e empresas possam receber o benefício.
“Estou pedindo ao governo que possa anistiar as agroindústrias que hoje estão nos municípios beneficiando castanha, açaí, borracha, e outros do segmento, e que não tem condições, certamente, de pagar os financiamentos face ao longo período de pandemia que atravessamos. Estão gerando emprego no interior direto e indiretamente, mas, que, hoje, não têm condições de cumprir com esses compromissos, porque com a pandemia e depois a cheia, esses produtores ficaram sem fornecer os produtos e os empresários ficaram sem condições de pagar essas dívidas”, justificou o parlamentar.
A preocupação do deputado Adjuto Afonso abrange produtores agroextrativistas e cooperados que buscarem crédito rural junto ao Plano Safra, e que, se estiverem sob protesto, não poderão usufruir do benefício. “Convém exaltar a importância de um programa dessa natureza, que visa alavancar a produção do agronegócio e da agricultura familiar, fonte de renda significativa de parte da população. Faz-se urgente um incremento para estimular esses pequenos produtores”, disse o deputado.