Adjuto Afonso destaca ação de crédito direcionada aos microempreendedores

O deputado Adjuto Afonso (PDT) destacou na manhã desta terça-feira (9), mais uma oportunidade de crédito para Microempreendedores Individuais (MEIs), desta vez, por parte da iniciativa privada. O Santander Brasil desde o início da semana está disponibilizando serviço para abertura de conta corrente jurídica para a classe, com acesso a crédito e aquisição de uma máquina de cartões para ampliar o serviço dos MEIs.

“É possível que os bancos particulares também possam investir nos micro e pequenos empreendedores. Sabemos que este mês se alcançou 8 milhões de MEIs no Brasil, que com a sua renda, estão sustentando suas famílias, produzindo e trabalhando. E, quando um banco, mesmo particular, oferece uma linha de crédito, certamente estimula e faz com que essas pessoas possam ir buscar esse recurso. Antigamente eram só bancos oficiais, agências de fomento, que prospectavam essas atividades. Eu vejo com alegria quando um banco particular, como o Santander, oferece a esses empreendedores linha de crédito, espero que outros bancos também possam oferecer”, disse o deputado.

De acordo com informações da mídia local, o cliente MEI do Santander terá acesso ao crédito por meio do programa “Prospera Santander Microfinanças”, o maior e mais eficiente programa privado de microcrédito produtivo orientado  do país, de forma 100% digital e sem necessidade de fiador ou grupo solidário.

 

Cadastro Positivo

 

O parlamentar também destacou a sanção presidencial para o Cadastro Positivo, que deverá entrar em vigor daqui a seis meses, favorecendo bons pagadores. O projeto esteve na pauta da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), quando o deputado Adjuto Afonso presidiu a entidade, que representa 1.059 deputados em todo o país.

“Projeto que quando eu fui presidente da Unale nós lutamos por isso, foi tema, inclusive, de uma conferência nossa. Entendemos que o Cadastro Positivo é muito importante, pois vai facilitar, e muito, mais de 100 milhões de pessoas, que poderão ter acesso a esse cadastro e crédito mais barato, e não é só do sistema financeiro, as lojas também. Vivemos num país que precisa alavancar a economia e se temos esse mecanismo à disposição, certamente vamos avançar também na geração de emprego e renda”, ressaltou o parlamentar.

 

Segurança em Pauini 

 

O deputado Adjuto Afonso encerrou seu pronunciamento reforçando o pedido que fez ao governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), de uma força-tarefa para o município de Pauini (a 925 km), sua cidade natal, com o intuito de conter os índices de violência e criminalidade que afetam a população daquela localidade.

“Semana passada houve um crime bárbaro naquele município e a polícia não tem condição de conter esse alto índice de criminalidade. Fiz um ofício ao governador e ao secretário de segurança, tive a confirmação do governador em exercício, vice-governador Carlos Almeida, de seu compromisso em tomar providências, da mesma forma que o secretário Coronel Bonates”, disse o deputado.