Adaf registra mais de 180 atendimentos remotos em uma semana. Nova modalidade foi iniciada no dia 24 de janeiro para facilitar acesso aos serviços da agência.
Adaf registra mais de 180 atendimentos remotos em uma semana.
Uma semana após iniciar o atendimento remoto a produtores rurais, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) já registrou 187 atendimentos na nova modalidade, disponível via WhatsApp desde o dia 24 de janeiro. A novidade tem o objetivo de facilitar o acesso aos serviços da autarquia, que continuam sendo prestados também de forma presencial.
De acordo com o médico veterinário fiscal agropecuário Laércio Reis, que é um dos supervisores do atendimento on-line, as principais solicitações dos produtores rurais nesta primeira semana foram referentes a declarações, emissões de Guia de Trânsito Animal (GTA) e pedidos de informações.
“Quanto à GTA, por exemplo, é bom ressaltar que, mesmo no atendimento remoto, a responsabilidade pela impressão é do produtor, uma vez que os animais em transporte obrigatoriamente têm que estar acompanhados do documento físico”, destacou.
Laércio explicou que a Adaf continuará prezando pela segurança na nova modalidade e que, para isso, o produtor precisará se enquadrar em critérios para conseguir realizar o atendimento on-line.
“Caso ele não se enquadre, será orientado a procurar o atendimento presencial, que continua sendo feito normalmente nas unidades da Adaf. Mas seguiremos sendo criteriosos quanto às informações prestadas em todas as modalidades”, esclareceu.
Os produtores que recorreram à ferramenta e responderam a pesquisa de satisfação, até o momento, avaliaram com média 4,9 (em uma escala de 1 a 5) o tempo de atendimento on-line. A média de avaliação do atendimento como um todo ficou em 4,8, e 100% dos que responderam o questionário disseram incentivar a utilização da plataforma.
Acesso facilitado – Um dos que aderiram à novidade foi o produtor rural João Carlos Alencar da Costa, de Curari Grande, uma localidade de Careiro da Várzea. Ele solicitou a emissão de GTA para abate de bovinos ainda no primeiro dia da novidade e disse que já vai buscar mais serviços pela plataforma.
“Pelo WhatsApp é mais fácil. A minha propriedade fica a 30 quilômetros da sede do município, por via aquática, o que dificulta o deslocamento até a unidade da Adaf. Se o tempo estiver ruim, se estiver banzeirando, não dá para ir. E também com a Covid-19 é melhor a gente procurar esse atendimento remoto”, pontuou.
Os serviços remotos são viabilizados por três atendentes e dois supervisores da Adaf, além de um atendente do Fundo de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Fundepec). Todos passaram por treinamento e estão aptos a interagir de forma automática com quem entrar em contato pelo telefone (92) 99238-5568 (WhatsApp). O sistema, operado por meio de inteligência artificial, direciona o interessado a um atendente para que seja protocolizada a solicitação.
A ampliação dos canais de atendimento da Agência vai oportunizar aos produtores rurais a solicitação de forma digital de serviços como emissão de Guia de Trânsito Animal, atualização cadastral de rebanhos, além da notificação de vacinas de febre aftosa e de brucelose.