Na tarde desta quarta-feira (22/06), em Manaus, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Governo do Amazonas, via Sistema Encontro das Águas, assinaram um acordo de cooperação para operação e instalação de 31 retransmissoras de rádio e televisão no interior do Estado. Com investimentos do programa federal Digitaliza Brasil, os novos canais ampliam o acesso dos amazonenses à educação a distância, via Aula em Casa, e à programação da Rádio e Tv Encontro das Águas. Com outros 31 canais, já em fase de instalação com recursos do Governo Estadual, até 2023, o Sistema de Comunicação Pública estará presente nos 62 municípios do Amazonas.
A solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação objetivando a adoção de ações conjuntas visando a implantação, operação e retransmissão de serviços de radiodifusão de sons e imagens para expansão do sinal da TV BRASIL em 31 municípios N° 3016/2022 ocorreu na sede do Governo do Amazonas e contou com a presença do diretor-presidente da EBC, Glen Lopes Valente, da Secretária Executiva do Ministério das Comunicação e membro do Conselho da EBC, Maria Estella Dantas Antonichelli, do presidente do Sistema de Comunicação Pública do Amazonas, Oswaldo Lopes e do Secretário de Governo (Segov), no ato representando o Governador Wilson Lima, Sérgio Litaiff Filho.
Para o presidente da EBC, Glen Lopes Valente, o acordo consolida a parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação e o Sistema Encontro das Águas. “É uma parceria que une EBC, Ministério das Comunicações e Sistema Encontro das Águas na soma de esforços que buscam ampliar a cobertura da Comunicação Pública na região amazônica. É algo inédito e só foi possível graças a esse tripé formado por pessoas boas que trabalham em prol da Amazônia”, disse Valente.
De acordo com o presidente do Sistema Encontro das Águas, a qualidade dos conteúdos produzidos pela Tv e pela Rádio Encontro das Águas contribuiu para a solidificação da parceria entre o Sistema e a EBC. “Este acordo de operação de novos canais é fruto, primeiro da atitude que tivemos no início da nossa gestão de associar os veículos públicos do Amazonas com a Empresa Brasil de Comunicação, daí veio a Rádio FM, a multiplicidade de canais, e, segundo da nossa produção audiovisual que conquista cada vez mais espaço na rede com exibição para todo o Brasil. Então quem ganha com esse acordo é a sociedade amazonense que será cada vez mais vista e conhecida Brasil afora por meio da sua arte, da sua cultura e da sua história”, comemora Lopes.
Com o Digitaliza Brasil, o Governo Federal, via Ministério das Comunicações, visa expandir o serviço de tv digital para os municípios que ainda não concluíram a migração do sistema analógico para o digital. O Programa vai distribuir conversores à população e instalar equipamentos de transmissão para digitalização das emissoras de televisão.
No interior do Amazonas, o Sistema Encontro das Águas chega com sinal de televisão 100% digital. O acordo firmado amplia o acesso de mais amazonenses ao sinal de tv de alta definição. Muitos municípios ainda contam apenas com o sinal analógico. “É transformador. Você tem uma comunidade que deixa de ter um sinal de televisão ruim, com chuviscos e ruídos para ter acesso a um sinal que transmite conteúdos de alta qualidade em questão de imagem e som. No interior, geralmente as TVs Comerciais não tem interesse em investir em equipamentos que transmitam com alta qualidade mantendo apenas os canais analógicos no ar. No Amazonas priorizamos a TV Pública Encontro das Águas para ampliar a sua cobertura no Estado”, explica Secretária Executiva do Ministério das Comunicação e membro do Conselho da EBC, Maria Estella Dantas Antonichelli.
O projeto de interiorização do Sistema foi divido em três fases. A primeira, 50% realizada, já instalou retransmissoras em 10 de 20 municípios contemplados. Hoje, fora a capital, mais de 584 mil amazonenses já tem acesso aos conteúdos da Tv e da Rádio Encontro das Águas e, ao ensino a distância do Aula Em Casa nos canais 2.2, 2.3, e 2.4. A segunda fase do projeto, já autorizada pelo Governador, Wilson Lima, contemplará outros 10 municípios do interior, totalizando 31 retransmissoras.
Na terceira fase de expansão do Sistema, o acordo de cooperação beneficiará 31 municípios amazonenses: Amaturá, Anori, Atalaia do Norte, Barcelos, Barreirinha, Beruri, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Canutama, Envira, Fonte Boa, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Jutaí, Manicoré, Maraã, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Pauini, Santa Isabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Uarini, Urucará, Urucurituba, Japurá Tapauá e Tonantins.
De acordo com o presidente do Sistema Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, levar a Comunicação Pública do Amazonas para os 62 municípios é fazer chegar a 4,2 milhões de amazonenses o braço amigo do Estado. “Com o apoio do Governador, Wilson Lima, estamos construindo um legado para o futuro da Educação no Amazonas. Por meio da televisão estamos levando aulas e cursos técnicos para os locais em que a logística é complicada e o serviço de Internet ainda é precário. Graças ao alcance do rádio e da televisão, o Estado pode vencer barreiras naturais e tecnológicas para difundir políticas públicas e formar futuros médicos, advogados, professores e políticos”, disse Oswaldo Lopes.
Em março, em Parintins, o Sistema Encontro das Águas inaugurou a primeira retransmissora. De acordo o Governador, Wilson Lima, durante a pandemia a Tv Encontro das Água foi decisiva para levar, via Aula Em Casa, educação para os alunos do Estado. No interior, diante das dificuldades de acesso à Internet, o Sistema será fundamental para democratizar o acesso à informação e a à Educação de qualidade. “Temos um vazio de comunicação no Amazonas, e a Tv vai nos ajudar a superar esses desafios de logística. Estamos ampliando nosso sinal para o interior, e temos agora em Parintins quatro canais levando educação e conteúdos de qualidade, posso usar esses multicanais para dar orientações para o homem do campo, dar aulas de informática e inglês”, completa Wilson Lima.