Os moradores do bairro Novo Aleixo, zona Norte, receberam na manhã desta segunda-feira, 20/1, uma ação de combate a Hanseníase que viabilizou os serviços de saúde já ofertados pela Prefeitura de Manaus nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A atividade, organizada pelo Distrito de Saúde (Disa) Norte, ocorreu no anexo da Comunidade Santa Luzia, na Rua Perimetral Norte.
A dona de casa Leidiane Cardoso contou que ao saber da programação na comunidade se planejou para participar e realizar o exame dermatológico. “Para pessoas que não têm condições de irem à UBS para serem consultadas, eventos como esse facilitam o acesso a saúde trazendo grandes benefícios para todos”, disse ela.
Serviços como exames dermatológicos, abordagem, consultas médicas, testagem rápida para sífilis, hepatite B e C e HIV, aferição de pressão arterial, panfletagem, palestras, maquiagem artística para crianças e apresentação do grupo Garis da Alegria foram oferecidos para os usuários.
Detectar, diagnosticar, tratar e informar a população sobre o agravo e a transmissão da Hanseníase são as metas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), conforme explicou o enfermeiro Ramatis Ferreira, técnico responsável pelo Programa de Hanseníase do Distrito de Saúde (Disa) Norte.
“Estamos nessa intensificação para que possamos erradicar essa doença em nosso município. Pedimos que a população procure a UBS mais próxima de sua casa para realizar o exame de pele e se diagnosticado tratar gratuitamente”, alertou Ramatis.
Exame
O exame de pele é ofertado em todas as unidades de saúde, sendo a forma mais efetiva para a detecção precoce da doença. Após confirmação do diagnóstico, o tratamento é iniciado imediatamente.
O medicamento é gratuito e disponível somente na rede pública de saúde. A duração do tratamento é de seis a 12 meses, se seguido corretamente. Os medicamentos devem ser tomados todos os dias em casa e uma vez por mês no posto de saúde.