Estimular nos homens a importância do autocuidado, a partir do contato com a natureza. Com essa proposta, o Distrito de Saúde (Disa) Norte, da Prefeitura de Manaus, promoveu, na tarde desta sexta-feira, 12/11, o Dia “D” do Novembro Azul, com um grupo de servidores municipais, no Museu da Amazônia (Musa), no bairro Cidade de Deus, zona Norte. A atividade incluiu caminhada em trilhas e subida até o topo da torre de 242 degraus.
Desde o início do mês, todas as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão realizando palestras, oferecendo intensificação de consultas, exames, entre outros serviços como forma de alertar o público masculino para a importância da prevenção de doenças, principalmente o câncer da próstata.
A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, destacou a iniciativa do Disa Norte nessa abordagem diferente aos homens. “O contato com a natureza e integração entre os servidores é muito importante para estimular a saúde mental desses homens, que seguem desempenhando suas funções na Semsa, mesmo durante a pandemia. São trabalhadores dedicados, que também precisam ser cuidados. O que nós esperamos é que todos os homens façam seus exames de rotina e cuidem da sua saúde, é isso o que importa”.
O subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, ressaltou a importância do cuidado no “Novembro Azul”, também com a saúde dos servidores da secretaria.
“Quando falamos em saúde, isso engloba, além de serviços médicos, o bem-estar, a qualidade de vida, a alimentação, o controle de peso e a prática de atividades físicas, entre outros. Atividades como essa, junto à natureza, fazem bem, também, para a saúde mental”, disse.
Para o administrador hospitalar Sebastião Artines, servidor da Semsa, lotado no Disa Norte, disse que o “Novembro Azul” contribui para despertar os homens para a necessidade de cuidar da saúde.
“É muito bom participar dessas atividades, que servem para mostrar a nós, homens, servidores da Semsa ou da população geral, que precisamos nos cuidar, esquecer conceitos errados, receios infundados e investir na prevenção de doenças”, considerou.