A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta sexta-feira, 17/9, mais uma ação de cidadania, desta vez com a oferta de serviços aos moradores da comunidade Novo Reino, bairro Tancredo Neves, na zona Leste. Ao todo, foram realizados 1.221 atendimentos.
“Essa é mais uma ação de cidadania, que acontece por determinação do prefeito David Almeida, para que os serviços sejam levados a todas as comunidades da cidade de Manaus, área ribeirinha e zona rural. Hoje, nós temos uma integração entre as várias secretarias, que nos ajudam no atendimento às demandas de serviços para a população que mais precisa”, afirmou o coordenador de Ações da Semasc, Moisés Gusmão.
Entre os serviços oferecidos estão a 2ª via da Certidão de Nascimento; orientação sobre Cadastro Único, Bolsa Família, Carteira do Idoso, programa Leite do meu Filho, Carteira de Trabalho Digital; além de teste de visão; conscientização com a equipe ambiental da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp); vacinação antirrábica com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); entrega de mudas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); orientações sobre cursos profissionalizantes com a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), entre outras ações.
De acordo com a assistente social do Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), Anália Mota, atividades semelhantes às desta sexta-feira são importantes, pois também ajudam as mulheres vítimas de violência.
“Hoje, nós trabalhamos a questão da prevenção à violência doméstica e também trouxemos orientações e oficinas, para auxiliar essas mulheres a conseguir a autonomia por meio da geração de renda”, informou.
Morador há mais de 20 anos da comunidade, Erivaldo de Freitas levou a esposa para o exame de vista e aproveitou para participar do curso de Fabricação de Detergente. “Essas ações são importantes para a comunidade, pois ajudam as pessoas carentes a resolverem diversos problemas, como documentação e saúde”, comentou.
Já Ieda Santana aproveitou a ação para levar o filho ao dentista. “Gosto bastante dessas ações, principalmente quando acontecem perto de casa. Nos ajudam muito e só tenho a agradecer à prefeitura por isso”, concluiu.