A Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – promoveu em 23 de agosto o 1º. Encontro Empresarial Abraciclo da Indústria de Bicicletas. O evento reuniu possíveis novos fornecedores de peças e componentes e as fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM.
Com objetivo de estreitar o relacionamento entre os vários elos da cadeia de produção de bicicletas e promover oportunidades de negócios para reforçar o abastecimento de bicicletas ao mercado, o evento contou com a participação de mais de 100 profissionais de dezenas de empresas, representantes do governo federal e de entidades da Zona Franca de Manaus, como da SUFRAMA – Superintendência da Zona Franca de Manaus, da SEDECTI – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado do Amazonas e da FIEAM – Federação das Indústrias do Estado do Amazonas.
As fabricantes de bicicletas instaladas no PIM atualmente trabalham com fornecedores estrangeiros para diversos componentes como, por exemplo, quadros, sistemas de câmbio, freios, suspensão, direção, selim e pneumáticos. Alguns desses componentes chegam a ter 100% de seu volume importado.
Paulo Takeuchi, diretor executivo da Abraciclo, explica: “Nossa intenção é fomentar a industrialização deste segmento no Brasil, estimulando e promovendo a nacionalização de peças e componentes para aumentar a competitividade dos nossos produtos, não só no mercado local como também para atingirmos uma maior capacidade de exportação”.
A Abraciclo também está promovendo visitas guiadas aos centros de produção das fabricantes de bicicletas instaladas no PIM (Audax, Caloi, Oggi e Sense), apresentando na prática o quão alto é o ciclo tecnológico e de manufatura de suas associadas – alinhado, inclusive, aos principais mercados mundiais, com alta qualidade tanto de mão de obra quanto dos produtos ali fabricados.
“A pandemia da Covid-19, seguida pelo conflito na Ucrânia, fizeram com que o mundo globalizado precisasse rever suas estratégias de abastecimento e logística nos mais variados segmentos. Por isso nós, como associação que representa o setor de bicicletas, estamos promovendo esse encontro que não só aproxima as empresas, mas também incentiva a nacionalização de produtos, estimulando a produção local e a consequente criação de empregos”, finaliza Takeuchi.
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com mais de 45 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão o desenvolvimento e fomento do setor por meio de ações baseadas em três pilares: Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 14 mil empregos diretos em Manaus/AM.
MOTOCICLETAS* | BICICLETAS* |
Frota nacional: acima de 30 milhões de unidades |
Frota nacional: mais de 70 milhões de unidades |
Produção anual: 1,2 milhão de unidades | Produção anual: 2,5 milhões
unidades ** |
6º maior produtor mundial | 4º maior produtor mundial |
(*) Dados até fevereiro de 2022.
(**) Estimativa de produção em todo o território nacional, excluídas as bicicletas infantis.