Objetivo é chamar a atenção da população sobre a importância de adotar atitudes mais seguras no trânsito para reduzir acidentes e salvar vidas.
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo apoia diversas ações de conscientização dentro da Semana Nacional de Trânsito (organizada pelo Ministério da Infraestrutura) e da Semana da Mobilidade (promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR), ambas comemoradas entre os dias 18 e 25 de setembro. A meta é conscientizar as pessoas sobre a importância de adotar atitudes mais seguras no trânsito para reduzir acidentes e salvar vidas.
“Uma de nossas principais missões é sensibilizar a sociedade sobre a necessidade da mudança de comportamento no trânsito. A educação e a conscientização, traduzidas no respeito às leis, são fundamentais para promovermos a paz nas ruas”, afirma o presidente Marcos Fermanian. “Além disso, atuamos ativamente junto a todas as esferas do governo para contribuir com a melhoria da segurança veicular e do tráfego nas cidades”, enfatiza.
Dentro dessa estratégia, a associação está divulgando em todas as suas redes sociais (Instagram, LinkedIn e YouTube) a campanha da Semana Nacional de Trânsito desenvolvida pelo ONSV (Observatório Nacional da Segurança Viária). O filme (clique aqui para assistir) dá sequência ao tema criado para o Movimento Maio Amarelo “Juntos Salvamos Vidas!” e destaca que as pessoas se encontram em diversos momentos, seja a pé, no carro, na motocicleta ou na bicicleta. No entanto, qualquer descuido ou abuso pode trazer consequências mais sérias. Por isso, é necessário que todos conheçam e sigam as regras para que os encontros sejam breves e saudáveis.
Também serão divulgadas peças nos meios digitais destinados a motociclistas e ciclistas. Para o primeiro grupo, o enfoque é a necessidade do uso de equipamentos de proteção e para o outro, a importância do respeito para garantir a segurança e integridade de quem pedala.
Festival da Mobilidade
Na capital paulista, a associação participa do 1º Festival da Mobilidade, promovido pela Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, que acontece entre os dias 23 e 27 de setembro, na Praça do Patriarca. Quem visitar o Espaço Abraciclo poderá participar de um simulador de embriaguez, que utiliza um par de óculos com lentes que demonstram os efeitos da bebida alcoólica, mostrando que a mistura de álcool e direção nunca dá bons resultados.
No local, serão exibidos o filme da Semana Nacional do Trânsito e outros conteúdos com dicas de segurança. Os visitantes ainda poderão baixar um QR Code para ter acesso às cartilhas “Dicas de Segurança do Trânsito” e “Guia do Ciclista Seguro”.
A Abraciclo também vai marcar presença em um Pit Stop educativo para conscientizar motociclistas e motofretistas sobre a importância de adotar práticas de pilotagem segura para a prevenção de acidentes. A ação será realizada no PAT Band da CET, onde os condutores que circularem pela Marginal Pinheiros serão encaminhados para assistir a uma palestra educativa, além de receberem materiais didáticos e brindes.
A programação do Festival da Mobilidade contará ainda com dois eventos: o Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro) e um grande Passeio Ciclístico, programado para o domingo, dia 25.
Ações especiais
Os representantes da Abraciclo também levam seus conhecimentos sobre a importância da formação e da qualificação para mototaxistas e motofretistas no II Encontro Nacional das Autoescolas/ CFCs, que será realizado nos dias 21 e 22 de setembro, na cidade do Recife (PE).
Na ocasião, vão apresentar dados do Programa Motofretista Seguro, realizado em parceria com o Detran-SP (Departamento Estadual do Trânsito de São Paulo) e o Sindautoescola-SP (Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores do Estado de São Paulo). A ideia é mostrar que iniciativas como essa podem ser implementadas em outros estados.
Outro município que conta com ações da Abraciclo é Socorro, no interior de São Paulo. No Centro Cultural Movimento (CCM), museu inteiramente dedicado ao segmento de Duas Rodas, no período de 19 a 25 de setembro, será exibido o filme da campanha da semana do trânsito e distribuídos guias “Dicas de segurança no trânsito” e selos “Paz no Trânsito”.
Esse mesmo esquema foi adotado na cidade de Santos no último domingo, dia 18, no evento promovido pela Ambasa (Associação dos Motofretistas, Motoboys, Motogirls, Autônomos, Motociclistas, Moto Clubes, Bikeboys e Ciclistas da Baixada Santista). Centenas de pessoas foram até o Sambódromo de Santos e receberam valiosas dicas de Pilotagem Segura da Abraciclo e de suas associadas, como o uso de equipamentos de segurança, como frear corretamente, os cuidados para se evitar os pontos cegos de um veículo, os cuidados com a manutenção, entre outros. Além disso, houve a distribuição de materiais didáticos, brindes e vouchers de troca de óleo.
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 46 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão o desenvolvimento e o fomento do setor por meio de ações baseadas em três pilares: Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 15 mil empregos diretos em Manaus/AM.
MOTOCICLETAS* | BICICLETAS* |
Frota nacional: acima de 30 milhões de unidades |
Frota nacional: mais de 70 milhões de unidades |
Produção anual: 1,2 milhão de unidades | Produção anual: 2,5 milhões de unidades** |
6º maior produtor mundial | 4º maior produtor mundial |
(*) Dados até fevereiro de 2022.
(**) Estimativa de produção em todo o território nacional e excluídas as bicicletas infantis.