Aberto ano letivo na rede municipal de ensino

Aberto ano letivo na rede municipal de ensino. Mais de 220 mil alunos em 480 escolas coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), retornaram esta segunda-feira (14/2), às aulas presenciais.

Aberto ano letivo na rede municipal de ensino.

Ano letivo foi aberto pelo prefeito David Almeida durante entrega da escola municipal Nestor José Soeiro do Nascimento, localizada no bairro Tarumã, zona Oeste.

A escola foi entregue completamente revitalizada e ampliada.

“Hoje é um dia histórico. Pela primeira vez, os alunos da rede pública municipal e estadual estão indo para as aulas com o Passe Livre Estudantil”, disse o prefeito.

Segundo ele, a celebração da data foi feita com a reinauguração da escola.

A escola Nestor José Soeiro do Nascimento ficou fechada por dois anos, para reforma e ampliação. “Ela foi nossa prioridade”, frisou.

A reforma foi feita com recursos próprios da Prefeitura de Manaus, após permanecer fechada desde 2019. Ao todo, ela atenderá  830 alunos matriculados nos três turnos.

Serão 578 alunos da primeira à quinta série, nos períodos matutino e vespertino, e 252 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) primeiro e segundo segmentos.

“A aula presencial é muito importante. Nós estamos trabalhando a questão do reforço escolar, para que esse problema causado pela pandemia seja recuperado pelas aulas presenciais”, disse Pauderney Avelino, secretário municipal de Educação.

Aulas presenciais

Todas as escolas estão seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, ou seja, as 480 das 510 escolas, que iniciaram as atividades presenciais para 220.404 alunos.

“Todas estão equipadas com dispensers de álcool em gel, sinalização de distanciamento social, higienização das mãos e, obrigatoriedade, do uso de máscara”, disse o secretário.

Com o avanço da campanha de vacinação que alcança crianças da faixa etária dos 5 aos 11 anos em diante, e os professores vacinados, a prefeitura promove um retorno à sala de aula.

“Nenhum aluno, mesmo ainda não estando vacinado, está sendo impedido de entrar em ambiente escolar”, frisou Pauderney.

Os demais 22.221 alunos das outras 30 unidades escolares que passam por adaptações, intervenções e revitalizações, terão retorno gradual.

Continuam com aulas remotas, na TV aberta nos canais 20.3, 20.4 e no canal do YouTube do Centro de Mídias e Tecnologias Educacionais da Semed.

Fonte: Semcom/Semed