Suframa e governo de Roraima buscam apoio da Sepec para ZDS. A implantação de uma ZDS tem por finalidade proporcionar o estímulo ao desenvolvimento produtivo e à dinamização econômica do Estado de Roraima.
Suframa e governo de Roraima buscam apoio da Sepec para ZDS.
Abertura da 2ª edição do Investe Roraima, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, em Boa Vista (RR), ofício conjunto solicitando apoio da Secretaria especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec) para implantação da Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) Roraima.
Em seu discurso, o superintendente Algacir Polsin destacou o propósito de espraiar as riquezas geradas pelo modelo Zona Franca de Manaus para todos os Estados que estão na área de atuação da instituição e ressaltou o papel da Autarquia na articulação institucional e na criação de sinergias entre os atores locais das esferas públicas municipais, estaduais, federais, academia e setor privado em prol da criação de projetos impulsionadores do desenvolvimento regional.
“Nossa intenção com a criação de Zonas de Desenvolvimento Sustentável está baseada na compreensão que cada parte da Amazônia tem suas características e especificidades. As soluções, portanto, precisam ser individualizadas considerando suas vocações e peculiaridades. O objetivo é que as ações efetivadas resultem tanto na melhoria da qualidade de vida dos habitantes quanto na preservação ambiental”, explicou.
O secretário especial da Sepec, Carlos da Costa, elogiou o trabalho da Suframa como agência de fomento do desenvolvimento na região e observou que a ZDS Roraima converge com as intenções norteadoras do Decreto nº 10.846, de 25 de outubro de 2021, que instituiu o Programa Nacional de Crescimento Verde. “No governo, acreditamos que a melhor política social é o emprego e o melhor programa ambiental também é o emprego. Acreditamos que a ZDS vai gerar emprego e renda”, frisou.
O governador de Roraima, Antonio Denarium, destacou a importância da parceria com a Suframa e também resultados como o fato de o Estado ter saltado da nota D para a nota A (máxima) na avaliação de classificação de risco elaborada pela Secretaria do Tesouro Nacional, que analisa a capacidade de pagamento e situação fiscal de Estados, municípios e do Distrito Federal.
ZDS RR
A implantação de uma ZDS tem por finalidade proporcionar o estímulo ao desenvolvimento produtivo e à dinamização econômica do Estado de Roraima, inclusive, para comércio internacional, através de ações estruturantes do ponto de vista de acordos e regulamentações, bem como ações de estudos de mercados e promoção comercial nas áreas de fronteiras com a Guiana e Venezuela e, desta forma, dar acesso aos mercados globais para os produtos regionais, incrementando também a inserção internacional dos produtos do Polo Industrial de Manaus.