“Quem tem conhecimento tem o poder de decidir o que quer para a sua vida “, afirmou nesta segunda-feira (29), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) sobre a importância para a educação do Amazonas durante a inauguração do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dariana Correa Lopes, no Conjunto Viver Melhor, no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus.
“Essa construção aconteceu em tempo recorde. Nós temos visto e percebido que o interior do Estado também tem recebido obras do Governo do Amazonas. Eu estive em Boca do Acre e vi um Ceti em construção, eu estive em Codajás e também vi que o Ceti daquele município também está em reta final de obras. Eram obras que estavam paradas há anos e que nesta gestão foram retomadas”, disse o republicano.
Conforme o governador Wilson Lima (PSC), não existe escola particular com melhor estrutura que o Ceti Dariana Correa Lopes. Segundo ele, o Estado está dando mais um passo importante para educação do Amazonas e um futuro seguro para as crianças. Este é o oitavo Ceti entregue na gestão de Wilson Lima. Até o primeiro semestre de 2022, mais cinco escolas do modelo serão inauguradas no interior.
Emoção
Emocionada, a filha de Dariana Correa Lopes, Lara Correa Lopes destacou a memória da professora e a importância da educação. “A educação é o melhor caminho para todos. Sempre vou lembrar da minha mãe como uma pessoa alegre, feliz, humilde e carinhosa”, afirmou a jovem.
O Ceti Dariana Lopes está situado na área do antigo Monte Horebe, reintegrado em fevereiro de 2020. “Esse Ceti faz parte de um total de 13 centros de educação de tempo integral construídos por meio do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam). Em 2022, no primeiro semestre, o governador entregará mais cinco, em Tabatinga, Eirunepé, Boca do Acre, Fonte Boa e Codajas”, antecipou Kuka Chaves, secretária de Educação e Desporto.
Gol do Brasil
Durante a solenidade, 40 professores receberam licenças S da CBF Academy, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). São profissionais da Secretaria de Estado de Educação e Desporto e da Prefeitura Municipal de Autazes, que atuarão no projeto “Gol do Brasil”, em duas escolas estaduais e no município de Autazes. A solenidade contou com a presença da atacante da Seleção Brasileira, Marta.