As embalagens para produtos hortifrutigranjeiros e adubo orgânico (compostagem) têm o objetivo de alavancar as produções agrícolas e contribuir com a geração de renda do Estado. A entrega do material e do adubo aos produtores do interior do Estado será feita pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), neste sábado (18), às 8h, no Clube dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (Cassam).
O presidente da ADS, Lissandro Breval considera a ação um dos primeiros grandes avanços alcançados no ano de 2017. “Isso é resultado das políticas de incentivos à sustentabilidade. Os resíduos orgânicos recolhidos nas feiras vão agora beneficiar os próprios produtores, sem falar nas caixas específicas para o armazenamento de produtos regionais, que darão o condicionamento necessário a esses produtos”, enfatizou Lissandro.
As caixas de embalagens de papelão são destinadas especificamente ao armazenamento de hortifrutigranjeiros e se apresentam como embalagens apropriadas para os produtos, uma vez que dão melhor condicionamento durante o transporte desde o local de produção até os centros consumidores.
Segundo o presidente da ADS, a entrega de caixas aos produtores é de grande importância, não somente pelo melhor condicionamento, mas porque proporciona principalmente segurança na qualidade sanitária.
“Todas essas entregas têm um único objetivo, que é o de beneficiar os agricultores familiares, dando a eles as ferramentas necessárias para que produzam com qualidade e contribuam com a economia do nosso Estado. Isso é mais um avanço na valorização do produtor rural e agricultor familiar”, destacou Lissandro Breval.
Lixo transformado em adubo
A parceria entre a ADS e a Agro Rio foi firmada em agosto do ano passado, quando a Agro Rio iniciou a coleta nas cinco feiras da Agência. Essa será a primeira entrega de resíduos orgânicos transformados em adubos desde o início da parceria. O tratamento é inédito, porque as feiras foram as primeiras da região norte a contar com a transformação do lixo em adubos.
De acordo com empresário Michel Ribeiro, em seis meses de parceria com a ADS, foram recolhidos 252 toneladas de resíduos orgânicos. “Verduras e frutas que seriam jogadas no lixo foram revestidos em adubo e irão retornar para o produtor rural utilizar em sua plantação, levando maior qualidade e sustentabilidade”, afirmou.
Estão cadastrados na ADS atualmente 552 produtores rurais, bem como cooperativas e associações, beneficiando assim mais de três mil famílias em todo o interior do Amazonas.
As feiras operam nos seguintes locais: Feira da Agremiação de Subtenentes e Sargentos da Amazônia (ASA); na Polícia Militar (PM); no Clube dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (Cassam); na Escola Estadual Júlio Cesar de Morais Passos (Cidade Nova) e Shopping Sumaúma.
Fonte: Secom/Governo do Amazonas