Um dia dedicado para atendimentos à população. Essa é a marca do Projeto Mais Cidadania que realizou uma nova edição, no último sábado(27), beneficiando mais de mil pessoas no bairro Puraquequara, em Manaus. A ação social aconteceu na Escola Estadual Irmã Gabrielle Cogels e contou com a participação do Mandato Itinerante, da deputada Dra. Mayara Pinheiro (Progressistas).
Para Mayara, uma ação desta grandeza amplia o trabalho do gabinete e se aproxima ainda mais da comunidade com prestação de serviços.
“Participar do Projeto Mais Cidadania é muito gratificante, e estar aqui, no Puraquequara, sabendo que a comunidade é tão carente e poder trazer instituições, órgãos públicos, principalmente da saúde, como médicos, dentistas, é essencial. É o Mandato Itinerante indo para as ruas e se aproximando das pessoas. ”
Cerca de 100 pessoas, entre profissionais e voluntários, participaram da ação. Médicos, dentistas, oftalmologistas, esteticistas, cabeleireiros e manicures atenderam gratuitamente a população. Também foram oferecidos cursos profissionalizantes e serviços de atendimento jurídico, retirada de certidão de nascimento, entre outros. Feira de artesanatos, aula de zumba e apresentações culturais completaram a programação.
Antônio Rodrigues, desempregado, nunca havia participado de uma ação social e saiu satisfeito com o atendimento. “É a primeira vez que estou participando de um atendimento desse e como estou com problema de visão aproveitei a oportunidade. Esse tipo de atendimento é muito importante porque o bairro é distante da cidade, então, é favorável para toda a comunidade, principalmente neste período de dificuldade que estamos passando. ”
Já no caso de Marília Lima, doméstica, vários atendimentos foram realizados tanto para ela como para a filha e ela deseja que aconteça mais vezes, no bairro. “Aproveitei a estética, curso de atendimento de portaria e, para minha filha, consegui atendimento com fonoaudiólogo. Bom seria que esse tipo de ação viesse para o bairro, pelo menos de seis em seis meses. ”
A estudante Brena Santiago, veio em busca do curso de Operador de Caixa e reconheceu a importância da qualificação profissional para o ingresso no mercado de trabalho. “Uma grande oportunidade, uma ajuda para nós jovens, porque as vagas exigem cursos profissionalizantes e precisamos estar prontos para garantir um emprego. ”