O modelo de integração da Segurança no Amazonas foi destaque durante a 1ª Reunião Ordinária 2017 e o Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia (FNOP), que ocorre em Manaus nesta quarta-feira (15) e quinta-feira (16), reunindo 19 ouvidores de todo o Brasil.
A solenidade de abertura aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), presidida pelo ouvidor-geral do Sistema de Segurança do Amazonas, Aloizio Paes, com palestra do secretário executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Dan Câmara, e participação, ainda, da secretária Especial de Direitos Humanos, Flávia Cristina Piovesan, e da chefe do Departamento Nacional de Ouvidoria, Irina Bacci.
O Sistema Integrado de Segurança Pública do Amazonas é formado pela SSP-AM, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito, Corregedoria, Ouvidoria, que atuam de forma integrada com outros órgãos Estaduais, Municipais e Federais, em todas as ocorrências ou grandes eventos da cidade ou Estado, em um colegiado que tem participação de mais de 40 órgãos, diretamente.
Na reunião, o secretário de Segurança Púbica do Amazonas, Sérgio Fontes, explanou sobre a situação atual da segurança no Amazonas e a importância de pensar em conjunto sobre políticas públicas. “Os desafios são grandes, nós reconhecemos o trabalho da Ouvidoria, vocês são mais que nossos ouvidos, são olhos, são conselheiros e a gente espera a união das Instituições e dos Conselhos de Segurança Pública, para conversar sobre ouvir a sociedade e, em conjunto, criar caminhos nessa crise”, disse.
A Ouvidoria-Geral de Segurança atua recebendo demandas da sociedade e na assistência para acesso da população aos órgãos de Segurança Pública. De acordo com o ouvidor Aloizio Paes, as demandas diminuíram após a aplicação do atual modelo de integração utilizado pelo Sistema. “Antes, as demandas pós-eventos, por exemplo, eram grandes. Agora, dentro do trabalho integrado, a ouvidoria acompanha desde o planejamento até a avaliação do resultado. No interior, por exemplo, o índice de demandas zerou”, afirmou.
O modelo de integração foi elogiado por ouvidores e representantes de outros estados. A secretária nacional de Direitos Humanos, Flávia Piovesan, destacou a importância da criação de um sistema integrado para ouvidorias de polícia em todo o Brasil. “Os resultados mostram que a integração é o caminho, inclusive com a relação mais estreita com outros órgãos e Estados, porque sem integração não conseguimos avançar”, disse.
Além de tirar dúvidas sobre o trabalho da Ouvidoria no Amazonas, os participantes discutiram a relação entre servidor e sociedade, metas para diminuição do índice de mortalidade de policiais, entre outros.
A tarde o evento aborda o tema “O papel do FNOP diante das recentes crises dos Sistemas Penitenciários e da Segurança Pública Estaduais e os Desafios das Ouvidorias de Polícia”.
Na quinta-feira pela manhã acontece uma homenagem ao “Dia do Ouvidor” na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e a tarde o Fórum encerra com discussão do Planejamento Estratégico das ouvidorias para o biênio (2017-2019), no CICC.
Fonte: SSP-AM/Governo do Amazonas