A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a faculdade Santa Teresa, realizaram nesta sexta-feira, 26/11, uma ação social com os alunos, professores e comunitários. A atividade ocorreu na escola municipal Abílio Alencar, localizada no quilômetro 35, da rodovia AM 010, zona rural da capital amazonense.
O objetivo da ação, que contou com a participação de 211 alunos, foi desenvolver atividades práticas aliadas ao encontro científico promovido pela instituição de ensino superior junto aos servidores da Semed, possibilitando o atendimento da comunidade escolar e a socialização de saberes entre acadêmicos e alunos da rede municipal.
A chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, Rosa Denize, participou do evento e falou da importância que o prefeito David Almeida e o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, dão às parcerias que beneficiam a educação municipal.
“Essa nova gestão realizou várias parcerias, como hoje nessa ação com a faculdade Santa Tereza, que estão trazendo orientações sobre vários temas importantes. Tudo isso dá uma sequência no atendimento que sempre a Semed busca em prol dos nossos alunos, professores e também a comunidade”, comentou Rosa.
Durante a ação, os alunos participaram de um circuito de atividades físicas e práticas esportivas com badminton, lutas, basquete, entre outras.
Além disso, os professores, comunitários e os alunos tiveram orientação nos cursos de Direito, com orientação ao combate à violência doméstica e direitos dos pacientes oncológicos e cursos de Arquitetura e Urbanismo, de Gestão, de Pedagogia e Psicologia, ministrado pelos professores e alunos da faculdade, que foram divididos por salas.
“Estamos trazendo para essa escola, para os alunos, professores e comunidade o nosso conhecimento. Cada curso desenvolveu uma atividade específica com os alunos, como no curso de Pedagogia que está realizando um trabalho com os professores de intervenção e atendimento, e o de Psicologia, que está fazendo um atendimento individual com os alunos que têm necessidade ou querem conversar sobre algum assunto específico”, informou a coordenadora do curso de Pedagogia, Juliana Coutinho Borges.
O aluno Rian Machado de Castro, 16, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), participou do curso de Pedagogia e do circuito de atividades. “Esse curso me fez pensar em estudar e fazer uma faculdade para ter uma vida melhor e no futuro cuidar dos meus pais e poder dar o melhor para eles”, disse o aluno.
Ao fim do curso, todos os alunos receberam um certificado de participação.