A medida tem como objetivo a redução de gastos com a emissão de segundas vias de carteiras de identidade
A partir deste mês, as unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), administradas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), também serão postos de coleta de documentos extraviados. O projeto de coleta de “Perdidos e Achados” tem a proposta de reduzir custos com a emissão de segunda via de carteira de identidade.
Com a medida, todos os postos podem receber documentos extraviados e, no fim de cada mês, a Sejusc atualizará a relação de nomes que constam nos documentos através do site www.sejusc.am.gov.br. De acordo com a titular da pasta, Caroline Braz, atualmente, o órgão tem mais de dois mil itens de identificação extraviados.
“A ação é uma forma de levar praticidade para o cidadão que perdeu seu documento e precisa solicitar uma nova via. Devolvê-los representa também uma significativa redução nos custos e no tempo de entrega de um novo documento”, explica a secretária.
Emissão de 2ª via – No mês de janeiro deste ano, a Sejusc registrou a emissão de 5.889 segundas vias de carteiras de identidade. No mesmo período de 2018, foram produzidas 4.251, uma quantidade 28% maior.
Ações de Carnaval – Durante o desfile das escolas de samba, no Sambódromo, a Sejusc terá postos de coleta de documentos, para facilitar a entrega da população.
Segundo o secretário executivo de Cidadania da Sejusc, Iramylson Freitas, o intuito das ações de Carnaval é levar praticidade ao público. “Levaremos os estandes de coleta e a nossa equipe até à população. A ideia é oferecer um serviço de qualidade e arrecadar o máximo de documentos”.
Pontos de entrega – A Sejusc conta com 12 unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), sendo quatro unidades nos municípios de Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru e Parintins; e oito localizados nos bairros Cidade Nova, São José, Monte das Oliveiras, Centro, Alvorada, Educandos, Compensa e Tancredo Neves, na capital do Estado.