As oportunidades criadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), para fomentar o Polo Digital de Manaus (PDM), além de ações voltadas à empregabilidade e à digitalização das ações do Executivo municipal, foram abordadas pelo secretário do órgão, Radyr Júnior, durante a segunda noite do “Amazônia Reset”, sediado pelo Casarão da Inovação Cassina, no Centro, e encerrado no último sábado, 20/11.
Promovido pela Global Shapers Manaus, o evento conectou estudiosos e experts de todo o Brasil, em áreas relevantes, com pessoas que diariamente lidam com temas como empreendedorismo, capital humano, agricultura, saúde, entre outros, formando uma mesa-redonda, onde a população pode assistir e participar das discussões.
“Se a população de Manaus procurar o Sine, ou seja, procurar a prefeitura e não tiver emprego, é uma tristeza. Por isso, nós focamos muito no trabalhador e hoje temos mais de 400 parcerias com empresas que oferecem diversas oportunidades. Portanto, focamos também em qualidade, procuramos valorizar aquele trabalhador, que se qualifica para entrar no mercado. Nós precisamos evoluir em ambientes humanos e com serviços melhores na educação”, salienta Radyr Júnior, que no segundo dia de evento participou do painel “Cidades para quem: para quem e como estamos construindo a nossa cidade?”.
Ainda segundo ele, o serviço digital transparente, em relação à vacinação, atrai um olhar mais humanizado sobre o período de imunização. Esse processo é importante, para que a população analise e acompanhe o trabalho da prefeitura. “Transformar os serviços municipais mais digitais, é economizar recursos para investir em outros setores e dar visibilidade e condições para serem entregues à população”, completa.
Nesse sentido, observa Radyr, a regulamentação da lei municipal nº 2.565/2019, que institui o Programa de Incentivos Fiscais e Extrafiscais (Proinfe), destinado à instalação de startups, geograficamente localizadas no Centro Histórico de Manaus, foi um ponto importante do encontro, além de viabilizar oportunidades para fomentar o PDM.
Durante o evento, iniciado na sexta-feira, 19, e encerrado no sábado, 20, os participantes puderam prestigiar os seguintes painéis: “A realidade da educação na Amazônia”; “Como a academia está preparando a próxima geração de profissionais no Amazonas?”; “Emergências climáticas: qual o papel do ser amazônico neste enfrentamento?”.
O evento pode ser conferido na íntegra pelo endereço eletrônico: https://bit.ly/3DDOlyu (primeiro dia); https://bit.ly/3oQ32bI (segundo dia).