Com a iniciativa, Defensoria pretende ouvir usuárias da rede pública de saúde para traçar diagnósticos e propor políticas públicas
A violência obstétrica no município de Itacoatiara, a 176 km de Manaus, será tema de uma audiência pública promovida pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). O evento acontece nesta quarta-feira (24), às 14h, no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), localizado na rua Mário Andreazza, s/nº, bairro São Francisco, em Itacoatiara.
De acordo com a defensora pública Gabriela Gonçalves, que atua no Polo da DPE-AM no Médio Amazonas, a iniciativa busca o debate junto às usuárias da rede pública de saúde sobre a violência física e verbal sofrida por mulheres no período do pré-parto, parto e pós-parto.
“Nós queremos diagnosticar junto à comunidade porque esse problema ainda é uma realidade, porque a violência obstétrica ainda é um empecilho para que a mulher tenha resguardado seu direito à plena integridade física, mental e emocional nesse momento tão especial que é a gestação e o parto”, explica a defensora.
Não é necessária a inscrição prévia para participação na audiência pública. Também foram convidadas representantes de movimentos sociais e o Poder Público.
“A Defensoria Pública conta com a participação da comunidade e espera que juntos, em comunhão, consigamos traçar diagnósticos e propor políticas públicas para solução desse problema, de modo que o parto passe a ser um momento de boas memórias e a mulher tenha reservado o pleno respeito de sua maternidade”, ressalta Gabriela.
Texto: Vitor Gavirati/DPE-AM
Foto: Clóvis Miranda/DPE-AM