Dentro da campanha “Novembro Azul”, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) encerrou, nesta quarta-feira (10), os atendimentos aos servidores homens, que se inscreveram para realização de check-up, que inclui diversos exames e consulta médica para avaliação da saúde. O “Novembro Azul” inclui, além da realização de exames, campanha para conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.
O diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, explica que o “Novembro Azul” é o mês em que os homens são chamados a fazerem uma reflexão sobre a saúde. Ele destaca que o carro-chefe da campanha é a prevenção ao câncer de próstata, pois cerca de 29% dos cânceres masculinos são relacionados à próstata, que se diagnosticado em fase inicial, tem 95% de sucesso no tratamento. “Porém, se diagnosticado em estágio avançado, torna-se muito agressivo. Por isso, a importância de realizar a programação anual”, esclarece.
No total, 45 servidores realizaram exames de ultrassonografia de próstata e abdome total, além de contagem hormonal de testosterona e do PSA total, além da consulta com médico especialista.
Arnoldo Andrade lembra ainda que a Assembleia Legislativa realiza o Novembro Azul, há oito anos, com intuito de convencer os servidores homens e seus dependentes a realizarem a consulta para o exame do toque retal.
“Enfrentamos o tabu em relação ao toque, que chamo de toque da vida. É necessário convencer e conscientizar os homens a realizarem o exame, pois é absolutamente necessário para que o câncer de próstata seja diagnosticado precocemente”, enfatiza.
O médico enfatiza que a prevenção e a avaliação devem ser contínuas e que todos os colaboradores, na faixa etária dos 50 anos, foram chamados a realizarem a testagem anual.
Novembro Azul
O Novembro Azul é o mês mundial de conscientização e combate ao câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, que é responsável pela morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
Dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que um homem morre a cada 38 minutos no Brasil em decorrência do câncer de próstata.
Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Na fase avançada, os sintomas são:
- dor óssea;
- dores ao urinar;
- vontade de urinar com frequência;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco:
- histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
- raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
- obesidade.