Nesta quarta-feira (04) será realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) Sessão Especial para homenagear os 90 anos da imigração dos Koutakuseis para o Amazonas e as relevantes contribuições desses imigrantes à economia do Estado. A solenidade está marcada para às 14h, no Plenário Ruy Araújo.
De acordo com o autor da proposta, deputado Tony Medeiros (PSD), os Koutakusseis foram jovens estudantes japoneses, da escola Superior de Emigração do Japão, que ocuparam a Vila Amazônia no município de Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus) por volta de 1931.
Esses japoneses foram os responsáveis pela grande produção de juta no Amazonas e o início da juticultura no Brasil. Em 1937, nove toneladas de juta foram produzidas na Vila Amazônia. “A juta trouxe melhorias. Havia escola, um templo, armazéns e até um hospital, com médicos vindos do Japão, que atendia inclusive pessoas que vinham de Belém”, contou Tony Medeiros.
O parlamentar explicou que o plantio da juta foi disseminado em quase todo o Estado, principalmente no Baixo Amazonas e no Rio Madeira. Algumas prensas foram montadas em Parintins e em Manaus. Na capital amazonense foram instaladas duas grandes tecelagens, a Brasiljuta e a Fitejuta que empregavam um grande número de pessoas. “Em 1937 obteve-se a primeira tonelada de juta. De 1938 a 1942 produziu-se 5.573 toneladas. Dessa forma a juta foi considerada o segundo ciclo na economia do Estado do Amazonas, pois segurou sua economia entre o ciclo da borracha e a Zona Franca de Manaus”, concluiu o deputado Tony Medeiros que aproveitou para convidar todos os deputados para a Sessão Especial.
Em 2012, o deputado Tony Medeiros oficializou junto ao Governo do Estado
Reparação histórica
Em 2011 o deputado Tony Medeiros também reconheceu a colonização agrária dos Koutakuseis com a Lei Promulgada 99/2012, que determina o dia 21 de outubro de 1930 “como data histórica comemorativa da colonização agrária dos Koutakuseis precursora do Ciclo Econômico da Juta no Amazonas”.
No mesmo ano, o parlamentar oficializou junto ao Governo do Amazonas um pedido de desculpas aos Koutakuseis e seus descendentes pelos excessos cometidos contra os imigrantes japoneses no Amazonas durante a segunda guerra mundial. “Com a justificativa que aqueles japoneses poderiam ser espiões tomaram tudo dos japoneses e colocaram em campos de concentração”, contou o deputado.
Levantamento histórico
Os feitos de Tony Medeiros foram lembrados em um levantamento histórico feito, recentemente, pelo correspondente do jornal japonês Yomiuri Shimbun, Takayuki Fuchigami e sua assistente Eugênia Seize, sobre a história dos koutakuseis no Amazonas. Segundo informações da equipe de reportagem, o nome do parlamentar foi um dos primeiros da lista de pessoas que deveriam ser ouvidas no Amazonas sobre a importância dos Koutakuseis.