1º FECLAM começa nesta quinta (21). O Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam) terá o tema: “Papel das Casas Legislativas do Estado do Amazonas no Sistema Democrático Brasileiro”, direcionado a vereadores, prefeitos e servidores públicos das Câmaras Municipais do Estado.
1º FECLAM começa nesta quinta (21).
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realiza, a partir desta quinta-feira (21), o 1º Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), com o tema: “Papel das Casas Legislativas do Estado do Amazonas no Sistema Democrático Brasileiro”, direcionado a vereadores, prefeitos e servidores públicos das Câmaras Municipais do Estado. O evento pretende debater com os representantes parlamentares o papel das Câmaras e demais temas relacionados às atividades legislativas municipais.
De acordo com o presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV), promover o intercâmbio de conhecimentos e de informações entre os servidores, vereadores e prefeitos tem sido o objetivo do Centro de Cooperação Técnica para o Interior (CCOTI), ligado à Aleam, que organiza o Fórum. “Estamos realizando um evento inédito no Parlamento Estadual. Nosso objetivo é dar oportunidade de aprimoramento aos vereadores do Amazonas para facilitar suas atuações como parlamentares, o que no final beneficia toda população”, destaca.
A diretora do CCOTI, Eliane Ferreira, explica que o Centro auxilia os parlamentares municipais na orientação para a atualização de Leis, como Lei Orgânica, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Regimento Interno das Câmaras Municipais, além de fornecer cursos de produção legislativa.
Segundo ela, o 1º Feclam tem a finalidade maior de fortalecer a ligação entre a Aleam e as Câmaras Municipais. “Ainda há um distanciamento muito grande, até pela questão da logística para que os parlamentares de outros municípios venham até Manaus. Por isso, o presidente Roberto Cidade, junto com os demais deputados, tiveram a ideia de criar o Feclam para que pudéssemos fornecer o conhecimento aos vereadores e vereadoras do interior e, assim, eles possam ter mais forças como parlamentares”, enfatiza.
O presidente da Câmara Municipal de Barreirinha, Ronan Barbosa (MDB), em companhia dos vereadores Clelson Alves (PL) e Maninho (Avante), visitaram o CCOTI para solicitar ajuda na atualização das leis municipais e fazer as inscrições para o 1º Feclam. “Quero parabenizar o presidente Roberto Cidade e os demais deputados pela iniciativa, pois é o que precisamos, o fortalecimento das Casas Legislativas dos municípios. Nossa perspectiva é romper algumas barreiras para avançar e fornecer um melhor trabalho legislativo à população”, resumiu.
Programação do 1º FECLAM
QUINTA-FEIRA, 21 DE OUTUBRO
- Credenciamento: 14 às 14h45
- Abertura: 15 horas
- Palestra Magna: 15h35 às 16h35
Palestrante: Marco Aurélio Lima Choy, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas
Tema: “As reformas política e eleitoral”
SEXTA-FEIRA, 22 DE OUTUBRO
- Credenciamento: 8 horas
- Palestra: 8h30 às 10 horas
Palestrante: Dra. Fabiana de Menezes Soares (UFMG)
Tema: “Desafios para uma boa legislação: existe receita de bolo?”
- Palestra: 10h15 às 10h45
Palestrante: Fransuá Matos, vereador de Manaus
Tema: “A motivação para servir”
- Palestra: 10h45 às 12 horas
Palestrante: Dr. Felipe Nunes (UFPE), doutor em esfera pública digital
Tema: “Popularidade Digital: como medir e melhorar seu trabalho”
- Almoço com Deputados: 12 horas
- Palestra: 14 horas às 15h30
Palestrante: Dr. Manoel Leonardo Wanderley Duarte Santos, doutor em Ciências Políticas
Tema: “Estratégias para o fortalecimento do Poder Legislativo”
- Coffee break de 15 minutos
- Palestra: 15h45 às 16h30
- Palestrante: Rodrigo Gadelha, especialista em marketing digital e inteligência de dados
- Tema: “A chave do marketing político para mandatos”
- Solenidade de Encerramento: 16h30 às 17h30
- Coquetel de Encerramento: 17h30
Inscrições
As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site http://al.am.leg.br/feclam/inscricoes. Basta preencher as informações pessoais para validar a participação no evento. As vagas são limitadas.