No dia em que completa 150 dias sem derrota no tempo normal em jogos oficiais, o Flamengo coloca o bom momento à prova contra a Universidad Católica, no Chile. A partida, válida pela segunda rodada do Grupo 4 da Libertadores, pode levar o rubro-negro a 20 partidas sem perder. O último revés do Flamengo — descartando amistosos — ocorreu em 16 de outubro do ano passado, para o Inter, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. De lá para cá, são 19 partidas, com 12 vitórias dos comandados de Zé Ricardo e sete empates. É a maior invencibilidade levando em conta apenas clubes brasileiros e europeus (ranking no final da matéria).
Só o Bayern de Munique contabiliza uma sequência tão boa quanto a do Flamengo: os alemães não perdem desde 23 de novembro e também somam 19 jogos sem derrota.
O desafio para manter a excelente fase promete ser complicado para o clube carioca. Na estreia da Libertadores, o rubro-negro não encontrou dificuldades e goleou o San Lorenzo, no Maracanã, por 4 x 0. A segunda rodada é longe do Rio de Janeiro, contra dois adversários: a Universidad Católica, atual bicampeã chilena, e o péssimo retrospecto.
Jogar fora de casa na Libertadores é difícil para qualquer time. No caso do Flamengo, tem sido tarefa ainda mais penosa. Nas últimas três participações na principal competição continental de clubes, o aproveitamento jogando fora do Brasil é de pouco mais de 23%. Em 10 jogos, foram apenas duas vitórias, um empate e sete derrotas.
Na última vez em que jogou no Chile, o Flamengo até venceu a Universidad do Chile por 2 x 1, pelas quartas de final da Libertadores de 2010. No entanto, foi eliminado nos critérios de gols marcados fora de casa. No duelo de ida, no Macaranã, o Flamengo havia sido derrotado por 3 x 2. Naquela mesma edição, o rubro-negro enfrentou a Universidad Católica na fase de grupos. Na partida em solo chileno, no mesmo estádio do jogo de hoje à noite — San Carlos de Apoquindo —, os cariocas saíram derrotados por 2 x 0.
Desfalque
Em relação ao time, o técnico Zé Ricardo foi obrigado a fazer uma mudança. Na estreia, o meia Mancuello sofreu um choque com o atacante Botta, do San Lorenzo, e sequer viajou para o Chile. Segundo o departamento médico do Flamengo, o time seguirá o protocolo indicado pela Fifa para esse tipo de situação, ou seja, o atleta trabalha ao menos uma semana sem risco de impacto na cabeça, além de ter ficado sem treinamento por 72 horas após o incidente.
Para o lugar do argentino, outro estrangeiro deve começar entre os titulares: trata-se do colombiano Berrío. O atacante entrou bem no lugar de Mancuello na estreia contra o San Lorenzo e é o mais cotado para iniciar o jogo.
Vice-campeã da Libertadores em 1994, a Universidad Católica persegue o título inédito. Na única final que disputou, perdeu para o São Paulo. O único campeão chileno da maior competição do continente é o Colo-Colo. rival da Católica.
Ranking
5 maiores invencibilidades do mundo entre clubes brasileiros e europeus
1. Flamengo – 19 jogos
2. Bayern de Munique – 19 jogos
3. Cruzeiro – 13 jogos
4. Juventus – 13 jogos
5. Manchester City – 11 jogos
Fonte: Correio Braziliense