Crianças do maternal e do 1º e 2º períodos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Francisco Pereira da Silva, da Prefeitura de Manaus, localizado no bairro Cachoeirinha, zona Sul, participaram da programação do “Clubinho da Honda”, em tempo integral, nesta sexta-feira, 8/10. A ação é alusiva ao Dia da Criança, que será comemorado na próxima terça-feira, 12/10. A atividade é resultado da parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o Centro Educacional de Trânsito da Moto Honda da Amazônia.
A programação contou com personagens Zig e Guarda Aroldo, do Clubinho Honda, que interagiram com brincadeiras e entrega de gibis e balões do clubinho para as crianças. A escola faz parte do projeto-piloto da empresa, que nesse período de pandemia pretende atender os alunos nas próprias escolas, cumprindo todo protocolo de cuidados e prevenção. Foi a primeira vez que o evento foi realizado na escola e não no Centro de Trânsito da Honda.
Para a diretora da escola, Jucyara Melo, o trabalho pedagógico é realizado pela sua equipe durante todo o ano e não apenas na programação com a presença do Clubinho da Honda, onde todos os alunos participam e interagem dentro da temática.
“As professoras constantemente trabalham as boas práticas em geral, inclusive essa do trânsito também. Nesse caso buscamos parcerias, porque as professoras trabalham em sala de aula, e através disso, enriquecem as atividades que realizam em sala com os alunos. Nós fizemos a parceria com o Clubinho Honda, e eles trazem os personagens e a gente faz uma socialização do que é trabalhado na escola”, contou.
Atividade importante
O instrutor de pilotagem do Centro Educacional de Trânsito da Honda, David Luiz Israel, afirmou que o programa é realizado na rede pública e privada com os alunos sobre a temática. Para ele, é importante a realização do evento de se trabalhar com as crianças da escola.
“Essa é uma interação lúdica com crianças de 4 a 7 anos, em que elas começam a desenvolver as próprias opiniões. A gente vê muitas vezes as crianças prestando atenção no que os pais estão fazendo no trânsito. As orientações que damos servem até mesmo para os alunos chamarem a atenção dos seus pais nos momentos em que fazem algo de errado”, comentou.
Aprendizado
A doméstica Cyndi Barros de Lima, 22 anos, mãe de Cícero Otto Lima da Silva, 4 anos, aluno do 1º período, teve a chance de acompanhar a programação da escola com os demais participantes. Para ela, é fundamental que o aprendizado aconteça desde cedo.
“Foi bom para as crianças terem um pouco de noção sobre trânsito, sobre respeito, de como dar a preferência aos pedestres e de falar também do cinto de segurança. Acho que tudo isso foi um bom conhecimento para todas elas, que podem até passar isso a outros coleguinhas”, disse.