A Casa das Artes (rua José Clemente, centro) recebe três exposições para abrir a temporada 2019 do espaço cultural, neste sábado (16/2), a partir das 19h. As mostras “Urbano-Ribeirinhos”, “Contemplações da Amazônia” e “Expo Ajuri de Quadrinhos” ficam disponíveis até 31 de março. Com apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), a exibição propõe as percepções pela lente da geografia retratada pela pintura e uma coletiva de histórias em quadrinhos e artes gráficas e visuais. A entrada é gratuita.
“Urbano-Ribeirinhos” retrata as percepções pela visão da geografia. Trata-se de uma reflexão sobre sistemas territoriais, destacando redes locais de sujeitos que reconstroem vínculos, no município de Parintins (AM). As obras da exposição são de autoria do artista e professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Estevan Bártoli, que propõe, para análise, a noção de Sistema Territorial Urbano-Ribeirinhos (STUR).
“A expectativa é tentar fazer um diálogo com a linguagem fotográfica, que acaba transmitindo o que é o concerto de paisagem na geografia e que trabalha tanto os aspectos da geomorfologia, quanto os aspectos culturais e da economia. Seria uma maneira de mostrar ao público a tese de que o processo urbano está cada vez mais intensificado, o que acaba absorvendo uma série de sujeitos das cidades ribeirinhas, pescadores, indígenas, produtores de embarcações, entre outros”, explica Bártoli.
Geografia e Artes Visuais – Já “Contemplações da Amazônia” une ciência e arte. O autor das obras é o artista e geógrafo Marcos Castro, que pensou em trabalhar as relações entre sociedade e natureza para revelar a geografia amazônica por meio das cores e formas retratadas nas telas.
“As minhas obras têm o objetivo de mostrar essa relação, ou seja, as categorias da Ciência Geográfica como espaço, lugar, território e paisagem. Desta forma, se estabelece a fusão entre uma ciência (a Geografia) e as Artes Visuais (pintura)”, destaca o artista.
Quadrinhos – A exposição “Ajuri de Quadrinhos”, que na linguagem indígena significa “reunião” e “mutirão”, é do coletivo de artistas “Ajuri Comics”. A exposição será integrada por quadros em formatos de quadrinhos, rascunhos de processo de criação das obras e pôsteres em especial ligados à cultura amazonense, como as lendas, cenários de Manaus, personagens históricos, imaginário popular e a mitologia. Além disso, também serão expostas pinturas, gravuras e instalações dos processos criativos.
De acordo com Romahs Mascarenhas, artista integrante do coletivo, o formato em quadrinhos será direcionado totalmente ao cenário local com trabalhos autorais. “Iremos exibir somente estes trabalho para que as pessoas possam conhecer estes artistas que já desenvolveram obras para grandes editoras americanas e europeias”, afirma.
Cristovão Coutinho, diretor da Casa das Artes, destaca a importância do circuito expositivo como forma de ampliar processos criativos. “A Casa das Artes é um espaço de cultura expandido com objetivo de integrar elementos criativos que possam ser expostos para ampliar o repertório crítico do público que frequenta o local”, destaca.
As três exposições iniciam a programação de 2019, que terão início neste sábado (16/02), às 19h, e ficarão disponíveis até 31 de março. As visitações acontecem de terça a domingo, das 15h às 21h.
Serviço: Abertura da temporada 2019 da Casa das Artes
Data/Hora: 16 de Fevereiro de 2019, às 19h.
Local: Casa das Artes (Rua José Clemente, 564 – Centro)
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre