Em homenagem à memória de Pedro Amorim, tenor amazonense que morreu em janeiro deste ano, a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) e solistas do Coral do Amazonas realizam um concerto especial, nesta quinta-feira (14/2), às 20h, no Teatro Amazonas. O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), terá entrada gratuita.
O repertório terá 17 canções de Amorim, com arranjos escritos especialmente para a OCA e conta com a interpretação de solistas do Coral do Amazonas. A regência é do maestro Marcelo de Jesus.
“O Pedro Amorim foi um dos grandes alicerces da cultura amazonense. Eu conheci a obra dele quando estudava sobre o repertório de Manaus e o conheci pessoalmente assim que cheguei a Manaus. Ele era respeitado e amado por todos. Quando soubemos do falecimento, imediatamente começamos a organizar este concerto, como uma obrigação moral com a memória deste artista”, declarou.
Os arranjos de algumas canções de Pedro Amorim foram feitos especialmente para a OCA pelo compositor João Guilherme Ripper. “Por muito tempo, o Ripper fez os arranjos das canções dele, mas neste concerto também temos arranjos de Paulo Marinho Cláudio Abrante, Adalberto Holanda, e maestros Carlos Rocha, Sandino Honagen, Moisés Rodrigues e Nivaldo Santiago”, destaca Marcelo de Jesus.
Repertório – À frente do concerto junto com maestro Marcelo de Jesus, o barítono Josenor Rocha, um dos amigos mais próximos de Amorim, explica que o repertório terá uma parte romântica e outra mitológica.
Alguns solistas do Coral do Amazonas foram convidados para interpretar as canções, são eles: Dhijana Nobre (soprano), Carol Martins (soprano), Elane Monteiro (soprano), Yana Stravangazzi (mezzo-soprano), Raquel de Queiroz (mezzo-soprano), Carlos Alberto (tenor) e Roberto Paulo (baixo).
A primeira música, “Ave Maria”, será interpretada pelo barítono. Nesta primeira parte romântica, fazem parte do repertório canções como “Ternura”, “Pranto do Mar”, “Perfume”, “Noite Seresteira”, entre outras.
“Todo compositor que se preze tem uma música que homenageia a mãe de Deus”, diz Rocha. “Eu iniciarei com esta canção que chegou a ganhar uma versão em italiano pelos freis Fulgêncio Monacelli e Mario Collarini e foi, de fato, apresentada na Itália. Ele ficou muito feliz quando soube dessa versão, porém, não chegou a ouvi-la. Esta primeira parte também fala sobre o amor de Pedro pela nossa terra”, ressalta o barítono.
A segunda parte celebra as canções de Pedro Amorim que exaltam as lendas e personagens mitológicos da região. Serão apresentadas obras como “A Yara”, “Boiúna”, “Muiraquitã”, “Encantamento” e outras. Ao final, os solistas se juntam para cantar em coro as canções “Cabocla do Tarumã” e “Evocação a Manaus”.
“Vamos encerrar com estas duas obras cantadas em coro para celebrar o grande artista que foi Pedro Amorim. Este concerto, além de celebrar a memória de Pedro, também valoriza a música regional e o trabalho de tantos artistas que acabam deixando a capital por não serem lembrados pelo nosso povo. O público pode esperar um concerto que vai fazer lembrar uma infância esquecida por conta da televisão e aplicativos, vão reviver histórias que seus avós contavam e viajar pelas águas do Rio Amazonas. Isso é o que o Pedro Amorim faz conosco”, pontua Josenor Rocha.
Confira o repertório:
Parte Romântica
1 – “Ave Maria” (Josenor Rocha)
2 – “Ternura” (Dhijana Nobre)
3 – “Noite Seresteira” (Carol Martins)
4 – “Perfume” (Elane Monteiro)
5 – “Destino” (Raquel de Queiroz)
6 – “Pranto do Mar (Yana Stravangazzi)
7 – “Lágrimas Furtivas” (Carlos Alberto)
8 – “ Terra Brasilis” (Instrumental com a OCA)
9 – “Noite Errante” (Yana Stravangazzi)
Parte Mitológica
10 – “Curupira” (Roberto Paulo)
11 – “Encantamento” (Carlos Alberto)
12 – “Boiúna” (Elane Monteiro)
13 – Matintaperê (Carol Martins)
14 – “Muiraquitã” (Dhijana Nobre)
13 – “A Yara” (Josenor Rocha)
Coro
16 – “Cabocla do Tarumã”
17 – “Evocação a Manaus”
Serviço: Concerto em homenagem a Pedro Amorim
Data/ hora: 14 de fevereiro, quinta-feira, às 20h
Local: Teatro Amazonas (Av. Eduardo Ribeiro, Centro)
Entrada: Gratuita