Mobilidade urbana abre programação da Semana Nacional de Trânsito da prefeitura

Com o tema: “Os desafios da mobilidade nas grandes cidades – Ver e ser visto”, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou o seminário na plataforma mista, on-line e presencial, aberto aos profissionais de trânsito e interessados no tema. O evento foi gratuito e aconteceu na sede do órgão no bairro Cachoeirinha, zona Sul.

O seminário faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito elaborada pela Prefeitura de Manaus. Nesta terça-feira, 21, haverá uma atividade na escola municipal Tomáz Meireles, no conjunto Jardim Petrópolis, Petrópolis, zona Sul, onde serão realizadas oficinas educativas sobre segurança no trânsito para a comunidade, com palestras, jogos pedagógicos e rodada de conversas.

Integração

Durante o evento, os palestrantes abordaram a mobilidade urbana nas capitais do país e explanaram sobre as dificuldades que os motoristas das vias têm em compartilhar o espaço destinado a todos os usuários que diariamente utilizam as ruas para alguma finalidade, ainda que seja para uma simples locomoção, no entanto, esse deslocamento externo já se caracteriza mobilidade urbana.

“A responsabilidade pode ser entendida de maneira mais ampla pelos usuários das vias, porque o ver e ser visto é muito mais do que o condutor dar passagem ao pedestre ou preferência ao veículo menor. É preciso que toda a sociedade participe de maneira responsável para que torne o trânsito mais seguro”, frisou o assessor da presidência do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e palestrante do evento, Julyver Modesto.

De acordo com o vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Lêda, a Prefeitura de Manaus organizou o seminário para atualizar os profissionais de trânsito e mostrar à população em geral que o tema abordado faz parte do dia a dia de todas as pessoas e todos estão envolvidos na temática trânsito.

“O prefeito David Almeida tem investido muito no trânsito, esse seminário é para reforçar que o trânsito é nosso ambiente todos os dias, devemos ser conscientes das nossas responsabilidades. O pedestre deve atravessar na faixa, o ciclista andar no lado direito, o motorista de veículo grande deve proteger o menor, e assim a gente faz um trânsito seguro e harmonioso”, concluiu.

Para o vice-presidente da Federação Amazonense de Ciclismo, Marcelo Corrêa, o seminário contribuiu para que o usuário da modal bicicleta, antes de sair às ruas se coloque na posição de cidadão e faça sua parte, colabore com a responsabilidade no trânsito.

“Cada ciclista deve observar sua parte no trânsito, os equipamentos de segurança devem ser usados para que em caso de acidentes, não venha sofrer muitos danos. Isso é responsabilidade, cada um tem que contribuir e juntos teremos um trânsito seguro”, observou.

O palestrante, Ely Emerson Santos, ainda reforçou que para fazer o trânsito seguro, as sinalizações viárias, monitoramento, fiscalização e acima de tudo as atitudes das pessoas que estão ao volante, contribuem positivamente para que sinistros de trânsito e mortes sejam evitados.