Os Deputados Estaduais do Amazonas acompanharam, nesta segunda-feira (13), o lançamento, pelo Governo do Estado, do Programa Auxílio Estadual Permanente que vai amparar trezentas mil famílias na capital e no interior. O pagamento será feito a partir do dia primeiro de novembro, conforme anunciou o governador Wilson Lima (PSC).
A solenidade aconteceu no Centro de Convenções Vasco Vasques, com a presença de prefeitos do interior e diversas outras autoridades.
“Esse é um dia histórico, devido a sensibilidade do governador que atendeu um clamor da população mais carente, principalmente do interior. Sabemos que esse auxílio não vai resolver todos os problemas, mas tenho certeza que ameniza na dificuldade alimentar “, disse Tony Medeiros (PSD), deputado oriundo de Parintins (distante 369 km de Manaus em linha reta), durante a solenidade, ao falar sobre a situação complicada de algumas famílias dos municípios do interior do Amazonas.
O Auxílio Estadual Permanente será de R$ 150 para cada família. Serão beneficiadas 158 famílias na capital e 142 no interior. “Com esse programa nós vamos atingir aproximadamente um milhão de pessoas. Esse programa é fruto da vontade de oferecer solidariedade nesse momento tão difícil que estamos atravessando. Tivemos que cortar todo o supérfluo e fazer ajustes na máquina administrativa. Serão R$ 500 milhões por ano o nosso gasto, mas vale a pena quando é para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social”, disse o governador.
Também estiveram na solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade, o prefeito de Parintins, Bi Garcia (DEM), e os deputados Ângelus Figueira (DC), Adjuto Afonso (PDT), Joana Darc (PL), Therezinha Ruiz (PSDB), Saullo Vianna (PTB), Carlinhos Bessa (PV), Felipe Souza (Patriota) e Dr. Gomes (PSC).