Prefeitura busca recursos para saúde e articula parcerias em Brasília

Prefeitura busca recursos para saúde e articula parcerias em Brasília. A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, liderou reuniões no Ministério da Saúde, Congresso Nacional e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) para firmar parcerias e captar recursos para melhoria da rede de saúde de Manaus.

Prefeitura busca recursos para saúde e articula parcerias em Brasília.

 

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) esteve em Brasília, nos dias 17 e 18 de agosto, para uma extensa agenda de compromissos na capital federal. Por determinação do prefeito David Almeida, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, liderou reuniões no Ministério da Saúde, Congresso Nacional e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) para dar visibilidade a projetos da secretaria, firmar parcerias e captar recursos para melhoria da rede de saúde de Manaus e, por consequência, do atendimento à população.

Na última terça-feira (17), a secretária Shádia Fraxe, o subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento, Najib Salem, e o secretário de Gestão de Saúde, Djalma Coelho, acompanhados de diretores e assessores técnicos da pasta, visitaram a sede da Opas/OMS, pela manhã.

Na ocasião, a equipe de especialistas da Semsa colocou toda a base de dados da secretaria à disposição, para a realização de pesquisas sobre a situação epidemiológica da Covid-19.

Segundo o subsecretário de gestão da Saúde, Djalma Coelho, pesquisas como essa vão auxiliar a gestão da Semsa na tomada de decisões, por meio de análises comparativas de indivíduos vacinados com a primeira e segunda doses do imunizante contra a Covid-19.

Em seguida, a equipe foi à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), para dar destaque a mais um projeto implementado na Semsa, que otimiza o dia a dia dos profissionais de saúde na capital.

Trata-se do Regula Mais, projeto de teleconsultoria remota feito em parceria com o hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde, que disponibiliza a cerca de 500 profissionais de saúde básica, acesso rápido e fácil a médicos especialistas por meio de chamadas de vídeo

Segundo a assessora técnica da Semsa, Ângela Nascimento, o projeto precisa ser fortalecido. “E ter maior engajamento dos profissionais. Todos os que trabalham em UBSs podem ter acesso e, dessa forma, nosso atendimento pode ser otimizado e beneficiar mais usuários”, explica.

Captação de recursos

Ainda na terça-feira (17), a equipe da Semsa articulou a captação de emendas parlamentares junto à bancada do Estado do Amazonas no Congresso Nacional. Os deputados Capitão Alberto, Silas Câmara, Marcelo Ramos e o senador Omar Aziz receberam um mapeamento completo da estrutura das unidades feito pela equipe da Semsa.

Durante as reuniões, eles ouviram as principais necessidades da secretaria e sinalizaram interesse em investir em reformas estruturais e outras carências das Unidades de Saúde da Família na cidade de Manaus no próximo ano.

Segundo levantamento da Semsa, o objetivo da gestão é ampliar a cobertura de saúde do município de 68% para 75%, com 38 novas equipes em todas as áreas da cidade. “Com a colaboração dos parlamentares, sem dúvidas, quem ganha é a cidade de Manaus e a nossa população”, declarou a secretária Shádia Fraxe.

Saúde digital

Na quarta-feira (18), a força-tarefa da Semsa seguiu para reuniões com a equipe da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) e do Departamento de Informática do SUS (Datasus) na sede do Ministério da Saúde. Na ocasião, a diretora do departamento de Informação, Controle e Avaliação da Semsa, Sanay Pedrosa, expôs o projeto Citis – Centro Integrado de Tecnologia e Informação em Saúde, criado pela Semsa, que será implementado na secretaria.

“Ele oferta uma alta disponibilidade de informações com inteligência de dados e produtos como dashboards, mapas, boletins, aplicativos e treinamentos para profissionais de saúde”, expôs a diretora, e complementou que o principal objetivo do projeto é qualificar o cuidado na atenção primária em saúde no município.

A secretária Shádia Fraxe destacou a importância do planejamento para a execução eficiente das ações. “Estamos com sete meses de gestão em uma cidade que foi epicentro da pandemia. Estamos aqui para melhorar nossos sistemas de informação como um todo. Esse é um projeto totalmente desenvolvido pela Semsa e apresentamos como piloto à equipe do Ministério da Saúde, para que ele ecoe em todo o Brasil”, declarou.

A última reunião da equipe em Brasília aconteceu no Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que agrega e representa o conjunto de todas as secretarias municipais de saúde do país.

Os especialistas da Semsa apresentaram o projeto Citis à equipe do Conselho e sugeriram a expansão futura dessa iniciativa para outros municípios. “Para que Manaus seja uma referência nacional em informação e tecnologia em saúde”, declarou a secretária Shádia Fraxe.