Obras de recuperação de drenagem e contenção da prefeitura, na zona Norte, entram em fase final

A Prefeitura de Manaus, por meio de equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), entrou na fase final da recuperação emergencial de uma contenção de rip-rap, rede de drenagem e de uma ponte às margens de um igarapé localizado entre a travessa 27 e a rua Curió, que liga a comunidade Fazendinha ao bairro Alfredo Nascimento, na zona Norte da capital.

O andamento dos trabalhos foi acompanhado de perto pelo vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, na manhã desta terça-feira, 10/8. No local, devido ao rompimento da rede de drenagem, a contenção do igarapé se rompeu, causando alagamentos. A ponte do local também foi reconstruída pela falta de infraestrutura.

“O cenário aqui era de caos há apenas alguns dias e, hoje, a população já está segura. A contenção está praticamente pronta, a ponte de madeira de mais de 10 metros está no lugar e as pessoas podem se locomover novamente entre as comunidades. Ainda há muito o que fazer, mas estamos dando respostas rápidas aos manauenses, como foi determinado pelo prefeito David Almeida”, informou Marcos Rotta.

As equipes da Seminf atuarão nos próximos dias na conclusão da contenção do local, que receberá ainda algumas camadas de sacos de areia e posteriormente será concretada, para garantir ainda mais segurança. A rede de drenagem profunda já foi completamente revitalizada.

De acordo com o vice-prefeito, desde o começo do ano, a Seminf já atuou em, ao menos, 500 frentes de drenagem, inclusive com a recuperação de redes muito maiores. Grande parte dos problemas é causada por ligações irregulares nas redes e pela idade da tubulação, resultado da falta de manutenção por parte das últimas administrações.