O Fundo Manaus Solidária realizou, na quinta-feira, 31/1, a quarta visitação ao Museu da Cidade, no Paço da Liberdade. Foram beneficiados 15 jovens do Instituto Jovens do Futuro, uma Organização Não-Governamental que oferece serviços de convivência e fortalecimento de vínculos familiares, ações de defesa e garantia de direitos e serviços de inclusão produtiva no bairro União da Vitória, em Manaus.
O projeto “Uma Tarde no Museu” tem como propósito possibilitar momentos de cultura, lazer, entretenimento e inclusão a crianças, jovens e idosos de bairros periféricos, em situação de vulnerabilidade ou atendidas por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos.
A coordenadora do Serviço Social do Manaus Solidária, Virna Martiniano, enfatiza a importância de dar aos jovens em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de terem acesso à cultura e a à história de Manaus. “E não podemos deixar de salientar, também, a questão da tecnologia no Museu. Quando falamos as palavras ‘jovens do futuro’, que é justamente o nome do Instituto, a gente logo pensa em tecnologia. E o Museu da Cidade, apesar de histórico, traz muito da coisa atual”, disse.
Já para a assistente social e projetista do Jovens do Futuro, Arlem Loureiro, o projeto só reforça o compromisso do Fundo Manaus Solidária de ter parcerias com outras instituições que vão além de Editais de Fomento. Arlem declara ainda que “é muito bom ver o Fundo oferecendo parcerias em ações como essa. É gratificante pra gente, e principalmente, pra esses jovens poder participar disso aqui. Parece ser algo simples, mas é muito difícil pra eles, que moram em uma comunidade carente, se deslocarem e terem uma tarde com amigos, conhecer coisas novas e nossa cultura”, falou.
Quando questionado sobre os visitantes, o gestor do Museu da Cidade, Leonardo Novelino, ressaltou a importância de valorizar a juventude que vem de bairros periféricos. “O Museu é da cidade e a cidade será o que a juventude fizer dela, então é de extrema importância dar valor a isso. A iniciativa da primeira-dama Elisabeth Valeiko é louvável, pois está possibilitando oportunidades à juventude da nossa cidade”, acrescentou.
Aline Coimbra, 20, uma das inúmeras pessoas beneficiadas do Jovens do Futuro, reflete sobre as pessoas que tem fácil acesso ao Museu e não o aproveitam. “Eu nunca tinha vindo em um museu antes e é meio inacreditável pensar que as pessoas que tem maior acessibilidade e condição de vir ao museu deixam de vir. Muita gente lá no bairro não tem como vir, como chegar até aqui e é triste pensar nessa realidade”, desabafou.
Quase no fim da visita, na pausa para o lanche, um outro beneficiado do Instituto, Bosco de Souza, 16, afirmou que se surpreendeu com o museu. “Quando pensava em museu, eu esperava um local velho e com muitas coisas antigas. E aí cheguei aqui e é super tecnológico, estou admirado!”, exclamou.
O Museu da Cidade de Manaus está localizado no Paço da Liberdade, na rua Gabriel Salgado, no Centro Histórico de Manaus, em frente à Praça Dom Pedro 2. A visitação é aberta de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 9h às 17h (com última entrada às 16h20), com acesso gratuito.
Fonte: Semcom