Projeto de Lei propõe política de valorização da vida nas escolas da rede pública do Amazonas

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) um Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado Felipe Souza (Patriota), que visa a  implementação de política de valorização da vida na rede estadual de ensino.

De acordo com o parlamentar, um dos principais objetivos do PL nº 86/2021 é o de preservar a vida das crianças, adolescentes e jovens a partir do desenvolvimento de capacitações, oficinas e discussões entre alunos, professores e familiares acerca do tema: suicídio, “é impressionante ver a quantidade de casos nos noticiários a respeito de pessoas que tiram a própria vida. Esse não é um fenômeno recente, mas os números têm impactado fortemente. Com certeza estamos diante de um grave problema de saúde pública e precisamos intervir”, destacou Felipe.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a terceira causa de morte de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos. Cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano no Brasil, quase 6% da população. No mundo, são aproximadamente 800 mil suicídios anuais. O Brasil só fica atrás dos Estados Unidos nesse percentual.

“Trabalhando as habilidades socioemocionais dos alunos, fortalecendo a escola como um ambiente acolhedor que ofereça à comunidade escolar espaços de expressão, protagonismo e inclusão, além de envolver as famílias e disseminar informações sobre os riscos, sinais e a prevenção do sofrimento psicológico, vamos conseguir amenizar e combater esse mal que assola a humanidade que é a depressão, um dos fatores de risco para o desencadeamento da ideação suicida”, complementou o deputado.