O Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), da Prefeitura de Manaus, realiza, no período de 9 a 13 de agosto, mais uma edição do curso Cuidador Informal de Idosos. Com carga horária de 20 horas, a capacitação, que não tem caráter técnico-profissionalizante, terá 27 participantes e será realizada na modalidade presencial, obedecendo a todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. As aulas acontecerão das 8h às 12h, no auditório da sede do Disa Sul, na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, nº 300, bairro São Francisco, zona Sul.
A organização do curso é do Núcleo de Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e as vagas já foram preenchidas. “A gestão do prefeito David Almeida dedica atenção especial às pessoas idosas de Manaus. Com esse curso, pretendemos qualificar os cuidados que familiares e cuidadores oferecem aos idosos, sobretudo aos que têm algum problema de saúde, como as doenças crônico-degenerativas e que já estão acamados ou em risco de perda de mobilidade”, explica a secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe.
O conteúdo programático do curso vai abranger temas nas áreas de envelhecimento, incluindo aspectos do processo de envelhecimento, e a Política Nacional da Pessoa Idosa e a violência contra a pessoa idosa. No campo da Enfermagem, serão abordados os cuidados domiciliares a idosos, a importância da vacinação para os idosos, primeiros socorros em acidentes domiciliares e cuidados de enfermagem com pacientes diabéticos e hipertensos.
Também constam na grade, noções de fisioterapia, com conceitos: da fisioterapia do envelhecimento, posicionamento, transferência e movimentação da pessoa idosa, prevenção de quedas e a importância da atividade física; de medicina, envolvendo os cuidados de saúde com a pessoa idosa; de nutrição, com orientações sobre alimentação saudável da pessoa idosa; odontologia, com informações sobre a saúde bucal da pessoa idosa e; instruções básicas na administração de medicamentos.
Na área de assistência social os temas serão referentes à proteção social e promoção de cidadania, com destaque para os benefícios previdenciários.
Além desses temas, serão apresentados aspectos psico-socioemocionais da pessoa idosa; identificação de demência, mal de Alzheimer, depressão e transtornos.
Os cuidados com os cuidadores, encerram a programação da capacitação.