Um Projeto de Resolução Legislativa (PRL) pretende homenagear com um memorial, os servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que morreram em decorrência da Covid-19, desde o início da pandemia.
O PRL nº 36/2021, de autoria do deputado estadual Felipe Souza (Patriota), entrou na pauta de tramitação ordinária, desta terça-feira (13) e trata sobre a criação de um memorial em homenagem aos servidores efetivos, comissionados e terceirizados da Assembleia mortos pela Covid-19.
O projeto não aponta um local específico nas dependências da Assembleia, sendo facultada a criação de um Memorial Virtual, mas, enfatiza o objetivo de prestar homenagem aos servidores que tiveram suas vidas interrompidas por consequência da doença, bem como o resgate histórico dos óbitos e do enfrentamento à pandemia no Estado, além da chance de oferecer ao povo amazonense e aos familiares e amigos das vítimas da Covid-19 um local de luto e de homenagem.
“Foram vidas, projetos, planos e sonhos desfeitos para sempre. Nada será capaz de compensar essa tragédia que se abateu sobre a humanidade, mas valorizar a memória de entes queridos é também uma forma de fazer o luto e superar a dor. Cada civilização tem sua forma de lembrar os mortos, abrindo assim caminho para a celebração de novas possibilidades de vida. Narrar e registrar este acontecimento é assumir nossa responsabilidade com o futuro numa perspectiva coletiva e inclusiva”, afirmou Felipe Souza.
Semana de Doação de Medula Óssea
Outra matéria legislativa que também entrou na pauta de tramitação ordinária da Assembleia é o Projeto de Lei nº 345/2021, proposto pelo deputado estadual Belarmino Lins (Progressistas), que institui a Semana de Conscientização para Doação de Medula Óssea, a ser realizada anualmente no mês de dezembro.
A proposta está em simetria com a semana de mobilização nacional para a doação de medula óssea, comemorada entre 14 e 21 de dezembro.