Prefeitura prepara uma série de projetos voltados à promoção do trabalho, TI e geração de renda

Com planejamento estratégico e um calendário muito bem elaborado, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), completou 180 dias apresentando os próximos projetos e ações voltados ao cumprimento de sua missão de definir e implantar políticas públicas para a promoção do trabalho, emprego e renda, em especial à qualificação profissional e à cultura empreendedora, fortalecendo o desenvolvimento social e econômico.

“A gestão do prefeito David Almeida não tem medido esforços no sentido de apoiar projetos e ações desenvolvidas pela Semtepi, e vem buscando parcerias com entidades, associações e a iniciativa privada, sempre em prol do desenvolvimento da cidade”, destaca o titular da pasta, Radyr Júnior.

Os futuros projetos que serão implementados pela Semtepi, a partir do mês de julho, estão distribuídos em várias áreas, como capacitação, fortalecimento de negócios, reinserção no mercado de trabalho, TI, serviço, apoio ao microempreendedor, entre outros.

Projetos

Escola do Trabalhador

A Escola do Trabalhador tem a proposta de apoiar todos aqueles que buscam uma formação e capacitação técnica, para encontrar uma vaga no mercado de trabalho. Dentre algumas das ações que farão parte da Escola do Trabalhador está o “Descubra sua profissão”, que ajudará quem busca o primeiro emprego a encontrar o curso adequado baseado nos conhecimentos atuais e aspirações profissionais. Essa ação será capaz de identificar habilidades e objetivos de carreira.

A Escola do Trabalhador terá uma ligação direta com o Sine Manaus com intuito de ofertar aos trabalhadores colocação ou mecanismos que o auxiliem em sua reinserção no mercado de trabalho, como os cursos de qualificação profissional divididos em eixos temáticos, focados nas necessidades e vagas que são ofertadas pelo Sine Manaus.

Pacote de Qualificação Profissional

O pacote de qualificação irá ofertar 1.051 vagas à população e possibilitar a jovens que almejam primeiro emprego e trabalhadores desempregados que obtenham conhecimentos, habilidades e competências, que lhes permitam ingressar no mercado de trabalho, além de incentivar empreendedores e potenciais empreendedores, para gerar renda por meio do seu próprio negócio.

Pacote de Inovação

O Programa Mais Inovação, tem como foco realizar ações para fomentar o ambiente de inovação na cidade de Manaus, capacitando profissionais que atuarão diretamente com a criação e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos tecnológicos. Este projeto busca contribuir para a consolidação de uma nova matriz econômica na cidade por meio da formação de profissionais nas áreas de programação e desenvolvimento de software, conferindo-lhes as skills (habilidades) necessárias para ingressar no mercado de tecnologia e inovação, além de atender à crescente demanda do mercado, por parte dos institutos de tecnologia e startups.

Serão ofertadas aproximadamente 80 vagas em cursos de noção básica em programação, formação de programadores, desenvolvedor full stack, formação de startups além da pré-aceleração de 80 startups. A formação desses profissionais ocorrerá no Casarão de Inovação Cassina. A temática de Cidades Inteligentes é fundamental para a gestão local, uma vez que tem grande potencial de estimular e aprimorar os serviços municipais e melhorar a vida do cidadão em diversas áreas.

Feira do Distrito de Inovação de Manaus

O intuito é realizar uma feira tecnológica no Centro Histórico de Manaus, proporcionando oportunidades de negócios, visando atender as demandas da Indústria 4.0 e demonstrar o emprego dos recursos destinados a P&D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), oriundos da Lei de Informática em iniciativas concretas e relevantes em favor do desenvolvimento da região. A feira contará com exposição de startups, empresas de produtos e serviços locais de informática e Institutos de Ciência e Tecnologias (ICTs); exposição de entes públicos e privados de apoio ao ecossistema de tecnologia e inovação; palestras técnicas de cunho informativo sobre avanços técnico-científicos e de negócios; oficinas de “learning by doing”, atividades práticas com aspectos essenciais de alguma tecnologia com relevância para o mundo digital.

Aplicativo de Serviços (Feira Tech)

A ferramenta é uma iniciativa da Semtepi e partiu das principais queixas da população em relação à gestão pública no que diz respeito à morosidade, à burocracia e à ineficiência dos serviços ofertados. O aplicativo servirá para que os cidadãos possam solicitar serviços públicos municipais e acompanhar suas respectivas execuções. A intenção da Semtepi é reunir todos os serviços das secretarias e demais órgãos da Prefeitura de Manaus em um aplicativo mobile na palma da mão dos usuários e aproximar a população da administração municipal, que é um dos pilares do plano de governo do prefeito David Almeida.

Projeto de Recuperação e Adequação do Dimicro

O projeto pretende contemplar, por meio de sua regulamentação, empresas ativas ou em fase de constituição, que buscam apoio para desenvolver suas atividades produtivas ou aprimorar seus produtos ou seus processos, e que exerçam atividade lícita. A Semtepi será a responsável pela administração e gerenciamento do Microdistrito Industrial de Manaus (Dimicro), e acolherá empresas que atuem na área industrial, promovendo geração de emprego e renda, inovação e o progresso tecnológico.

Projeto Contêiner para borracheiros

A necessidade desse projeto surgiu do crescimento desenfreado de borracharias, que causam impactos ambientais severos e a informalidade desses empreendedores. Os contêineres apresentam potencial para ser utilizados como oficinas de borracharia, disponibilizados em espaços públicos de Manaus.

Projeto Salto

O Programa de Aceleração de MEIs, por meio da implantação do projeto Salto da Impact Hub, está previsto para o início do segundo semestre de 2021, com a utilização do espaço do Casarão da Inovação Cassina, visando atender até 200 empreendedores MEIs que receberão mentoria e consultoria durante três meses, com o intuito de reduzir a informalidade, a taxa de mortalidade das empresas e a inadimplência desses empresários no que se refere às suas obrigações tributárias.

Hackathon

Visando desenvolver o ecossistema de inovação e empreendedorismo na região Norte, especialmente, na cidade Manaus, a Semtepi, por meio das emendas parlamentares e em parceria com o Instituto Visão Amazônica irá realizar dois Hackathons que serão utilizados como estratégia para dirimir gargalos no setor público, bem como propor a criação de uma plataforma tecnológica de Recrutamento e Seleção 4.0 para Manaus.

Novo posto do Sine Manaus

O Sine Manaus terá um espaço de atendimento dentro da galeria Espírito Santo, localizada na rua 24 de Maio, Centro. A ideia é levar a população para fomentar o espaço de empreendedores, além de aproximar o Sine Manaus de uma região com grande fluxo de pessoas. O Sine Espírito Santo deverá inaugurar ainda no mês de julho.