Aos 85 anos, morre lenda do futebol francês e ex-jogador do Real Madrid

Aos 85 anos de idade, a lenda do futebol francês Raymond Kopa faleceu nesta sexta-feira (3), por complicações de saúde. Na década de 1990, foi diagnosticado com Mal de Alzheimer e por conta de uma recaída, havia sido hospitalizado no último final de semana.

Ganhador da primeira Bola de Ouro em 1958, Kopa foi um dos maiores jogadores da década de 50. No mesmo ano da premiação, levou a seleção nacional ao terceiro lugar na Copa do Mundo da Suécia e disputou a famosa semifinal entre França e Brasil. Na ocasião, os Les Bleus perderam para o time campeão de Pelé, Didi e Garrincha por 5 a 2. Apesar de não erguer a taça, o francês recebeu o título de melhor jogador do evento.

Ainda na França, o ídolo se consagrou pelo Stade de Reims, sendo tetracampeão do Campeonato Francês em duas passagens pelo time, de 1951 à 1956 e novamente em 1959 até 1967. Raymond Kopa também escreveu seu nome no Real Madrid. Com a equipe, permaneceu de 1956 à 1959, venceu três vezes a Liga dos Campeões e duas o Campeonato Espanhol.

No ano de 2004, foi nomeado por Pelé como um dos 125 melhores jogadores de todos os tempos. Em 2010, recebeu o Prêmio de Presidente da Uefa, que reconhece ícones com realizações excepcionais, tal como seus feitos profissionais e pessoais.

Homenagens

Nas redes sociais, a Federação Francesa de Futebol (FFF), o Stade de Reims e o Real Madrid, lamentaram a morte do ex-jogador.

Fonte: Esporte – iG