Deputado João Luiz celebra os 156 anos da Batalha do Riachuelo em Sessão Especial

Em Sessão Especial híbrida na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) celebrou os 156 anos da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha do Brasil, comemorado no dia 11 deste mês. A solenidade foi realizada na tarde desta quarta-feira (16), no plenário Ruy Araújo, e contou com a presença de representantes das Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica – e autoridades do Estado e Município.

Para o autor da propositura, a homenagem é justa e merecida e, além de destacar a Batalha do Riachuelo, enaltece o trabalho desenvolvido pela Marinha no país, em especial no Amazonas, cuja atuação é fundamental na ajuda humanitária à população ribeirinha e do interior do Estado.

“A data é um marco histórico ao Brasil e às Forças Armadas e reforça a importância da Marinha na defesa do país e, principalmente, na atuação na área social. Aproveito para destacar o trabalho realizado pelos Navios da Esperança, que atuam em relevantes missões e programas no interior do Amazonas, socorrendo vítimas da cheia e da seca dos rios com assistência hospitalar e ajuda humanitária”, destacou João Luiz.

Ainda durante o pronunciamento, o Republicano destacou que 156 anos depois, a Marinha voltou a enfrentar uma grande batalha, tendo como inimigo a pandemia.

“A Marinha, bem como as Forças Armadas, tem ocupado papel fundamental no combate à pandemia. Com atuação direta na capital e no interior do Amazonas, tem auxiliado o poder público levando medicamentos e equipamentos aos mais remotos locais da imensa Amazônia, salvando vidas e resguardando a segurança da nossa população. Essa homenagem é o reconhecimento, desta Casa e do povo amazonense, do compromisso da Marinha com o nosso Estado”, completou João Luiz.

Ao agradecer a placa comemorativa de homenagem aos 156 anos da Batalha Naval do Riachuelo, o comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante Ralph Dias da Silveira Costa lembrou da bravura dos guerreiros e homenageou os mortos e feridos em batalha.

“A Batalha Naval do Riachuelo nos deixou exemplos de patriotismo e pertencimento que podem ser seguidos nos dias atuais, além dos ensinamentos de nunca esmorecer diante das dificuldades. Agradeço ao deputado João Luiz e à Assembleia Legislativa e reitero meus sentimentos de eterna gratidão por essa homenagem”, afirmou o comandante.

A solenidade, que foi presidida pelo deputado estadual Carlinhos Bessa (PV), contou, também, com a participação do secretário de Estado Chefe da Casa Militar, coronel QO PM Fabiano Bó, representando o Governo do Estado;  comandante da Ala 8 da Aeronáutica, Brigadeiro de Ar Luiz Guilherme Magarão; e do Chefe do Estado Maior do Comando Militar da Amazônia (CMA), General Moacir Rangel.

Batalha Naval do Riachuelo

 A Batalha Naval do Riachuelo é considerada pelos historiadores como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870), o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas no novo mundo pela Guerra Civil Americana (1861-1865).

Essa batalha resultou em uma série de disputas políticas envolvendo nações que trafegavam na região do Rio Prata. Um momento histórico que deixou um legado de atos feitos, lição de dedicação e amor à nação e por isso ficou eternizada como Magna da Marinha do Brasil.