O município de Presidente Figueiredo (distante a 117 km de Manaus em linha reta), poderá ser o primeiro a reestruturar sua Guarda Civil Municipal (CGM), amparado pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC n° 04/21), de autoria do deputado estadual Cabo Maciel (PL), que está sendo aguardada para ser votada nesta quarta-feira (16), no Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Cabo Maciel recebeu na manhã desta terça-feira (15) em seu gabinete a visita de duas importantes lideranças do município de Presidente Figueiredo, o vereador Delegado Dr. Virgílio Mendonça (PP) e o investigador da Polícia Civil, Antônio Itamar, para conhecer a propositura de autoria do deputado Cabo Maciel, que trata da Segurança Pública no Amazonas e regulamenta as atividades da Guarda Municipal, incluindo no rol do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), com base na Lei n° 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento).
Disse o vereador Delegado Dr. Virgílio Mendonça que vai lutar para que o município possa reestruturar e aparelhar os profissionais da GM, que possam exercer ainda com mais grandiosidade o trabalho em favor da coletividade.
Cabo Maciel aproveitou para reforçar seu pedido ao Comando Geral da Polícia Militar (PMAM), de duas viaturas de quatro rodas, que havia prometido à prefeita Patrícia Lopes (MDB), para ajudar no policiamento ostensivo dos militares em Presidente Figueiredo.