Executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués) realizou, na tarde desta sexta-feira (18/01), uma oficina de artesanato com garrafas pet, na Terra do Guaraná (a 253 quilômetros de Manaus). A ação contou com a participação de moradoras do entorno das lagoas do Prata, Maresia e Donga.
A oficina foi comandada por Ney Marinho, professora e artesã de Maués, que ensinou as participantes a transformarem garrafas pets em pufes e, para isso, utilizou também caixas de leite, fitas adesivas e tecidos. Para ela, foi mais uma oportunidade de falar sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente.
“Participar do curso foi uma oportunidade de desenvolver o meu projeto de reciclagem, tendo em vista que na nossa cidade tem muito lixo nas ruas. Então, as pessoas precisam adquirir essa consciência ecológica. Elas precisam entender que aquilo que está sendo jogado fora pode ser reaproveitado e pode até gerar renda, além de ajudar a salvar o nosso planeta. Agradeço ao Prosai pelo convite”, comentou a artesã.
A moradora Lidnialva Sousa do Nascimento também gostou de ter participado da oficina. “Agradeço ao Prosai por mais esta oficina, que veio para melhorar o nosso conhecimento sobre a importância de fazer a coleta de lixo corretamente, só assim poderemos preservar a nossa cidade mais limpa e o a nossa natureza também. Espero participar de mais ações como a de hoje”, comentou.
Palestra – Além da oficina, as mulheres ainda participaram de uma palestra sobre o trabalho realizado pelo ProsaiMaués.
Certificado – Todo o material utilizado na oficina foi doado pela Associação dos Catadores de Material Reciclável de Maués. Ao final, as moradoras receberam um certificado de participação.
Sobre o programa – O ProsaiMaués é um programa executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), com investimento de R$ 56.664.213,31. As Lagoas de Maués ganharão espaço para recreação infantil, piquenique, atividades esportivas, exposição, estacionamento e ciclovia. Ao todo, 63 mil habitantes serão beneficiados com os projetos sociais e ambientais, além de melhoria urbanística e econômica, em virtude do turismo.
Fonte: Semcom