Adjuto Afonso puxa debate para fortalecimento do comércio e alternativas de renda para o Amazonas

O deputado Adjuto Afonso (PDT) trouxe à Casa Legislativa essa semana um assunto debatido nas entidades do Estado direcionadas ao setor do comércio. O parlamentar conclamou os colegas a fortalecerem o discurso em prol de mais incentivos ao segmento que emprega, indiretamente, 500 mil pessoas.

O parlamentar falou sobre o assunto após ir à sede da Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio) e da Câmara de Dirigentes de Lojistas de Manaus (CDL Manaus).

“Tive uma reunião com o Aderson Frota, da Fecomércio, onde tratamos de assuntos relacionados ao comércio, pós pandemia, recursos, além de financiamentos para o setor que emprega muita gente. Também estive na CDL e a preocupação é a mesma. É preciso que essa Casa seja protagonista desse momento econômico, que a gente possa discutir o que é melhor para o setor e para o interior do estado. Não podemos ficar nessa dependência de ter 95% da economia concentrada em Manaus. É necessário buscar outra alternativa”, disse o deputado.

O parlamentar ressaltou as dificuldades que o setor do comércio enfrenta quando empresas tentam expandir para o interior esbarrando em altos impostos, tema muito debatido, na ocasião, por empresários locais também presentes nos encontros.

“Por exemplo, a TV Lar, está expandindo para o interior do estado, mas tá tendo muita dificuldade com os impostos. Muitas vezes, a mercadoria dentro da zona franca, é mais barata que aquela lá do interior, fazendo com que as pessoas tragam de outros estados, e vendam nessa região sem pagar imposto. Na hora que a gente regularizar e até diminuir esse imposto para o interior vamos levar mais empresários, como é o caso da Bemol Farma, que essa semana inaugurou uma loja em Rio Preto da Eva. A TV Lar pretende atingir todos os 61 municípios, isso é importante porque tá gerando emprego e a economia está sendo melhorada na região”, ressalta.

Na CDL Manaus, o deputado esteve acompanhado do presidente da Casa Legislativa, deputado Roberto Cidade (PV), Delegado Péricles (PSL) e Therezinha Ruiz (PSDB), onde foram recebidos pelo presidente da entidade, Ralph Assayag. A preocupação foi a mesma relacionada às dificuldades do setor, principalmente, também, com a rigorosidade da lei ambiental.

“Precisamos capitanear isso e estimular grandes discussões com empresários, Indústria, Federação do Comércio, CDL, e outros. Um dos temas que se discutiu também foi a questão das leis ambientais, que precisam ser flexibilizadas, a exemplo das leis de Rondônia, Roraima e Pará, para que estimule o empresário a investir no interior do estado. Vamos trazer esse debate para dentro da Assembleia, porque as leis podem realmente atender às necessidades daquele investidor. Temos é que explorar o potencial aqui para identificar a vocação econômica de cada região, como por exemplo, onde tem minério, onde tem pecuária forte, onde tem agricultura”, reforçou o parlamentar.