“O sonho começa a virar realidade” disse o deputado Tony Medeiros (PSD) no discurso desta terça-feira (25) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ao anunciar que o Governo do Estado já iniciou a interiorização da alta complexidade na saúde. Segundo ele, os municípios de Parintins (distante 369 km de Manaus em linha reta), Itacoatiara (176 km), Humaitá (590 km), Tabatinga (1.108 km) e Tefé (523 km) serão os primeiros a serem contemplados.
Parintins deverá receber inicialmente seis leitos de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) adulto e pediátrico no hospital Jofre Cohen e quatro leitos de UTI Neonatal, no Hospital Padre Colombo. Os municípios de Eirunepé (1.160 km), Lábrea (702 km) e Manacapuru (68 km) serão contemplados em uma segunda etapa do Programa Saúde Amazonas, responsável pela interiorização de estruturas de média e alta complexidade da saúde.
Tony lembrou que ao assumir o mandato na Assembleia priorizou algumas bandeiras de luta, entre elas, a interiorização da saúde, a Universidade Rural e a defesa intransigente do setor primário. “Por isso, quando vejo o Governo anunciar a interiorização da alta complexidade, sinto que estamos passando do sonho à realidade. Em breve para fazer determinado tratamento nossos irmãos do interior não precisarão se deslocar à capital, tendo que enfrentar todas as dificuldades”, disse o deputado.