O segundo dia da Semana do Assistente Social, realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso e da Comissão de Assistência Social e Trabalho (CAST), iniciou com a leitura do Requerimento do Projeto de Lei que institui o piso salarial no valor de R$5.500 para os assistentes sociais do Amazonas. A autoria do projeto é da presidente da CAST, deputada Nejmi Aziz (PSD).
É a primeira vez que uma deputada propõe um PL instituindo o piso salarial para os assistentes sociais. A propositura conta com dois votos a favor, o da presidente da CAST, deputada Nejmi Aziz, e do vice-presidente, deputado Dr. Gomes. Ao ouvirem a leitura da proposta do Projeto de Lei, os assistentes sociais festejaram.
O PL da deputada Nejmi Aziz é um marco na história dos trabalhadores da Assistência Social. “Eles lutam diariamente para garantir os direitos dos que precisam, e enfrentam uma realidade dura e precária no exercício da profissão, especialmente pela necessidade de manter o distanciamento social sem deixar de acompanhar as famílias assistidas”. destacou a parlamentar.
A deputada também sugeriu, no Projeto de Lei, uma mensagem governamental ao governador, Wilson Lima, solicitando colaboração para valorização do piso salarial dos assistentes sociais, categoria que desenvolve atividade relevante para o Estado.
Homenagem aos Assistentes Sociais vítimas da Covid-19
Mesmo com a chegada da Covid-19 no Amazonas, muitos assistentes sociais permaneceram no combate para garantir os direitos sociais à população, e alguns destes profissionais tiveram a sua vida ceifada pelo coronavírus. Como homenagem a esses trabalhadores, o vice-presidente da CAST, o deputado Dr. Gomes solicitou um momento de aplausos e garantiu a entrega de certificados de Honra ao Mérito, entregues nas casas dos familiares dessas vítimas.
Distribuição de publicação para os Assistentes Sociais
A deputada Nejmi Aziz produziu cadernos informativos, com as campanhas sociais apoiadas pela parlamentar. O objetivo é contribuir com informações relevantes e que possam ajudar o profissional da assistência social, nas ações sociais e de conscientização da população, como: o combate aos maus-tratos de animais, campanha em defesa do consumidor, prevenção do câncer de colo de útero, vacinação contra o HPV, conscientização do autismo, combate ao bullying, segurança no trânsito, combate à homofobia, enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e doação de leite humano.
Foi por meio de ações voluntárias às organizações sociais do Amazonas, que a deputada Nejmi Aziz, iniciou os primeiros contatos na caminhada para diminuir as desigualdades sociais e ajudar as populações que se encontram em vulnerabilidade social. “Dedico esse caderno, que reúne uma parte importante de campanhas sociais e causas nobres, aos profissionais da rede de assistência social do estado do amazonas. E me coloco como canal de apoio e suporte às suas causas que também são minhas”, disse a deputada Nejmi Aziz.