O Dia Internacional da Enfermagem, celebrado nesta quarta-feira (12), foi repercutido pelos parlamentares na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Os deputados destacaram a importância dos profissionais, especialmente neste momento de pandemia, e cobraram a criação de piso salarial base aos trabalhadores.
O deputado Wilker Barreto (Podemos) declarou que a data homenageia o trabalho e a contribuição dos enfermeiros à saúde. Barreto lembrou que, segundo informações do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), mais de cem profissionais da enfermagem perderam a vida por complicações causadas pela Covid-19, nestes 14 meses de pandemia.
“É preciso reconhecer a dedicação desses verdadeiros guerreiros”, declarou. Ele sugeriu que o Parlamento amazonense envie ao Senado Federal uma Moção de Apoio ao Projeto de Lei (PL) nº 2564/2020, de autoria do senador Fabiano Contrarato (Rede/ES), que propõe alteração na Lei nº 7.498/1986 para instituir piso salarial nacional do enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e parteiras.
Os deputados João Luiz (Republicanos), Tony Medeiros (PSD), Sinésio Campos (PT) e Dr. Gomes (PSC) também se manifestaram sobre o tema e reforçaram a necessidade de garantir melhores salários e condições de trabalho aos “anjos da saúde”, como definiu Dr. Gomes.
Médico de formação, Dr. Gomes falou sobre a dedicação desses trabalhadores da saúde. Ele lembrou que eles representam 65% dos profissionais da área. O parlamentar informou que muitos recebem apenas 1 salário-mínimo, mesmo colocando sua vida e de seus familiares em risco ao assumir a missão de ajudar a salvar vidas.
Carga horária
Dr. Gomes falou ainda sobre o Projeto de Lei de sua iniciativa que determina a redução da carga horária de 30 horas semanais para 20 horas semanais para esses profissionais.
O deputado João Luiz lembrou que no início da pandemia causada pela Covid-19, os trabalhadores da enfermagem não tinham acesso nem a Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e, por essa razão, muitos se infectaram pelo novo coronavírus.
Já o deputado Sinésio Campos informou sobre a Sessão Especial no Plenário Ruy Araújo que teve como objetivo prestar homenagem aos enfermeiros.
Votação
Na Ordem do dia desta quarta-feira, tradicional dia de votação na Casa, os deputados realizaram pauta de votação com 13 matérias e uma extra-pauta com mais quatro Projetos de Leis. Todos foram aprovados.