Prefeitura recupera redes de drenagens em todas as Zona da cidade
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), está com as atividades a toda prova. Com o aumento das chuvas, várias crateras se abrem por todas as Zonas da cidade.
Prefeitura recupera redes de drenagens em todas as Zona da cidade
A prefeitura de Manaus iniciou mais duas obras de drenagem profunda e superficial na Zona Centro-Oeste da cidade na manhã desta segunda-feira (03). As equipes trabalham na recuperação dessas redes de aproximadamente 30 metros de extensão, na rua São José, no bairro da Paz e na travessa São Roque, no bairro Alvorada, que se romperam devido ao excesso de chuvas na cidade nos últimos dias.
De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, os serviços de recuperação dessas redes são necessários porque são antigas, com mais de 50 anos, que se desgastaram com a intensidade das chuvas.
“A Seminf tem como rotina os trabalhos de recuperação e implantação de drenagens profundas que substituem as antigas redes por novas e modernas com manilhas de concreto, que têm a capacidade de gerir mais águas.
Segundo Rotta, essas são ações necessárias, dada a idade de algumas estruturas muito antigas, que acabam sendo rompidas por não comportarem mais o fluxo de água.
As obras de implantação e recuperação de drenagens profundas têm avançado pela capital. As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) recuperaram, na Rua Santa Edwirges, bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte, uma antiga tubulação, obstruída em mais de cinco metros de extensão, responsável por causar transtornos aos moradores da área, como alagações e mau cheiro.
Para que o serviço fosse feito, os servidores da Seminf adentraram na tubulação em concreto e recuperaram a tubulação, que estava desgastada pela ação do tempo e por falta de manutenção periódica. A partir da obra, as águas pluviais vão correr naturalmente na tubulação, evitando as alagações.
De acordo com Levy Nogueira, engenheiro fiscal da obra, a ação é uma das dezenas de serviços programados para a comunidade, que vão levar uma infraestrutura de qualidade para os moradores.
O fiscal ressaltou, ainda, que os serviços são minuciosos e, muitos deles, feitos manualmente pelos trabalhadores da Seminf.
As equipes do distrito de obras do Novo Israel ainda atendem demandas de serviços no bairro Mauazinho e no loteamento Santa Bárbara. Outras ações seguem dentro da programação de obras com tapa-buraco, drenagens profundas e superficiais, implantações de canaletas, entre outros.
Além dos serviços de drenagem profunda e superficial, a Divisão Distrital do bairro Alvorada, responsável pelas obras na zona Centro-Oeste da capital, está com serviços de infraestrutura básica em seis ruas do bairro Planalto, com os serviços de tapa-buracos.